Home / Notícias / Milhares de jovens da região farão o Enem neste sábado e domingo. Confira dicas

Milhares de jovens da região farão o Enem neste sábado e domingo. Confira dicas

Neste sábado e domingo (8 e 9) milhares de jovens da região vão fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

No sábado, dia 8 de novembro, os participantes farão as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, das 13h às 17h30 (horário de Brasília). No domingo, dia 9 de novembro, serão aplicadas as provas de Linguagens e Códigos, Matemática e Redação. Nessa data, o tempo do exame será mais longo, entre as 13h e as 18h30 (horário de Brasília). Mais informações: www.enem.inep.gov.br.

Aplicativos gratuitos ajudam a estudar

Na Play Store podem ser baixados aplicativos gratuitos, disponíveis tanto para iOS, sistema operacional da Apple, quanto para aparelhos com Android. Para impedir que as propagandas sejam exibidas durante a sessão de estudo e também evitar mensagens indesejadas, basta colocar o dispositivo em modo avião.

Pense+ (ENEM) – Simulado de questões do Enem que disponibiliza a prova completa de 2013. O Aplicativo conta com 1.045 questões e simulados com todas as questões das provas desde 2007.

Enem: Quase lá – Diferente dos outros aplicativos de simulados, ele oferece planos de estudo em que o usuário possui um número de perguntas para resolver em um intervalo de tempo.

Passei! ENEM – Este aplicativo apresenta questões divididas em oito matérias, onde é possível acessá-las individualmente. Disponibiliza ao usuário a opção de sinalizar questões, para facilitar o acesso individual. Há ainda o resultado da ‘Prova Rápida’ dividido por matéria e com a opção de salvar no álbum de fotos. As matérias são Ciências Humanas (Humanidades, História e Geografia), Ciências da Natureza (Biologia, Física, Química), Matemática e Linguagem.

Manual de Redação – Contém a descrição de vários tipos de redação, como dissertação, narração, descrição, carta, estilo jornalístico, crônica, poema, prosa, conto e fábula. O aplicativo também conta com exemplos de texto. Desenvolvido para Windows Phone.

Estratégias para um bom desempenho

A coordenadora do ensino médio do Colégio Albert Sabin, de São Paulo, Áurea Bazzi, fala sobre as estratégias que podem ajudar os estudantes a ter um bom desempenho na prova:

Estratégias de Aprendizado:

– Estudar contínua e gradativamente os conteúdos;

– Resolver as provas de anos anteriores;

– Participar de simulados;

– Ler jornais e boas revistas, principalmente para um bom desempenho na Redação.

Estratégias de Resistência Física:

– Garantir, no mínimo, 8h de sono, principalmente no dia que antecede a prova;

– Fazer refeições leves tanto no dia anterior como no do próprio exame;

– Sair com bastante antecedência do horário da prova e entrar na sala em que está inscrito, pelo menos, 15 minutos antes do início;

– Levar água e alimentos leves (frutas, barra de cereais, etc.).

Estratégias Psicológicas:

– Iniciar a avaliação pelo conteúdo que mais domina;

– Controlar a ansiedade e ser resiliente do início ao fim da avaliação;

– Administrar o tempo de resolução (cerca de 3 minutos por questão);

– Utilizar apenas 1h para a Redação, incluindo a elaboração do texto e passar a limpo na folha para a correção;

– Não se preocupar com as saídas antecipadas dos demais candidatos;

– Utilizar todo o tempo que tem direito: 4h30 no 1º dia e 5h30 no 2º dia.

Motivos que podem levar à eliminação

Realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas; portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, MP3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens; utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; portar armas de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte; receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame ou de outro participante.

Ubes monta esquema especial

A Urbes – Trânsito e Transportes montou um esquema especial para atender os estudantes que farão a prova do Enem 2014 neste sábado (08) e domingo (09). Para as provas que serão aplicadas nas escolas da região central haverá disponibilidade de ônibus extras sempre que houver necessidade, e agentes de fiscalização de transporte estarão monitorando as Plataformas dos Terminais e pontos próximos aos locais das provas a fim de evitar qualquer problema no trajeto dos estudantes. 

Para os alunos que realizarão as provas na Unip, será criada uma linha especial partindo do Terminal São Paulo, Ponto “D”, iniciando a operação a partir das 10h30, com partidas a cada 8 (oito) minutos até às 12h38, quando se encerra a operação de ida. Para a volta esta mesma linha inicia a operação de retorno a partir das 15h na Unip, e realiza a última viagem para o Terminal São Paulo às 18h52.

Ainda no Terminal São Paulo existe a opção de utilização das linhas que atendem a Unip como: 29 – Hollingsworth, que parte do Ponto “H”; e 31- Cajuru, 53 – Éden, 72 – Bairro dos Carvalhos e 75 – Campininha, que partem do Ponto “D”.

Para quem reside na Zona Norte, nas proximidades das Áreas de Transferências Ipanema e Itavuvu, há também as opções das linhas 303 – Interbairros III e 307 – Interbairros VII, as quais atendem a Unip em todas as viagens.

Já para a Cidade Universitária a opção será a linha 52 – Cidade Universitária que parte do Ponto “C” do Terminal São Paulo, e que também ira operar com programação especial a partir das 10h30, com partidas a cada 9 minutos até 12h36, quando será realizada a última viagem de ida. Na volta, a operação de retorno iniciará às 15h na Cidade Universitária, seguindo até às 18h27.

Os agentes de trânsito da Urbes também estarão nas proximidades das universidades em que serão aplicadas as provas para orientar os pedestres e condutores visando a segurança de todos e a fluidez do tráfego. 

Passe estudante: A Urbes informa que o passe estudante estará liberado para uso neste sábado e domingo a fim de facilitar o deslocamento dos alunos aos locais das provas. O custo do passe estudante é de R$ 1,50 tanto para sábado quanto para domingo.

Fonte: Cruzeiro do Sul/ Secom

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta