Home / Notícias / Mesmo com férias, rodízio de veículos em SP continua a valer em julho

Mesmo com férias, rodízio de veículos em SP continua a valer em julho

Danielle Salemme acordou nesta segunda (4) e achou que pudesse dirigir com seu carro sem restrições por São Paulo. “Em férias não tem rodízio”, pensou. A placa do veículo termina com o numeral 2, proibida de rodar nos horários de pico às segundas-feiras em parte da cidade. Por via das dúvidas, resolveu consultar a internet. Descobriu a tempo: teria que deixar o carro em casa.

O rodízio de veículos na capital paulista funciona normalmente em julho, mês de férias escolares, ao contrário do que alguns pensam -Salemme não foi a única a procurar o Twitter para tirar a dúvida.

“Lembro que em janeiro não tem isso, por isso confundi”, diz a educadora física, de 33 anos.

O rodízio costuma ser suspenso no período de festas e férias de fim de ano, o que pode causar confusão. Carros puderam circular sem restrição, por exemplo, entre 22 de dezembro e 11 de janeiro. A restrição de circulação de carros vale na capital paulista desde 1997, e, no início, os veículos também eram liberados para rodar durante as férias do meio do ano.

Desde o ano 2000, porém, as regras são as mesmas durante o mês de julho, por decreto da prefeitura, de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Houve exceções, como em 2007, quando o trânsito foi liberado por 10 dias. A CET diz que, de fato, há “uma redução do número de viagens pela manhã, principalmente devido as férias escolares, mas não uma redução do número de veículos na cidade. Os índices demonstraram que apesar da média no período da manhã ser menor, o mesmo não acontecia no período da tarde.”

Sem multas

Entre 7h e 10h e entre 17h e 20h, não podem circular, dentro da área circunscrita no mapa abaixo, carros e caminhões com placas terminadas em: – 1 e 2 às segundas-feiras – 3 e 4 às terças-feiras – 5 e 6 às quartas-feiras – 7 e 8 às quintas-feiras – 9 e 0 às sextas-feiras Trafegar em locais e horários não permitidos é infração média, com perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de R$ 85,13.

Fonte: Folha online

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta