Home / Notícias / MARÇO É O MÊS DE COMBATE E PREVENÇÃO AO CÂNCER DO CÓLON E RETO

MARÇO É O MÊS DE COMBATE E PREVENÇÃO AO CÂNCER DO CÓLON E RETO

De autoria do vereador Fernando Dini (MDB), a lei 11.067 de 2015 instituiu março como o mês em que são intensificadas as campanhas preventivas

Desde 2015, através de Lei de autoria do vereador Fernando Dini (MDB), ficou instituído em Sorocaba, março como o mês de “Combate e Prevenção ao Câncer do Cólon e Reto”. A data consta do Calendário Oficial do Município e tem como símbolo a cor verde. A necessidade da campanha, segundo o vereador, se deve à expressiva incidência desse tipo de câncer, que, de acordo com o Inca (Instituto Nacional de Combate ao Câncer), apresenta quase 33 mil casos novos por ano.

A Lei tem como finalidade que durante o mês de março, tenhamos campanhas com o objetivo de alertar, educar e mobilizar a sociedade para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de intestino, inclusive buscando sensibilizar a imprensa e, por meio dela, amplificar a disseminação das informações para o maior volume de pessoas.

De acordo com a Lei, a campanha deve envolver as diversas instituições e associações de combate ao câncer e também irá promover a conscientização sobre a existência de exames de prevenção, diagnóstico e tratamentos avançados e seguros relativos a esse tipo de câncer.

O vereador Fernando Dini, citando dados científicos do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, alerta que o câncer de cólon e de reto pode levar até 15 anos para se desenvolver e se manifestar, por isso, é fundamental o diagnóstico precoce da doença, o que aumenta a chance de cura.

Veja também

Aprovado em 1ª votação, Projeto de Lei visa legalização de construções irregulares

Foi aprovado, por unanimidade, na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, Projeto de Lei ...

Deixe uma resposta