Home / Notícias / MARÇO É O MÊS DE COMBATE E PREVENÇÃO AO CÂNCER DO CÓLON E RETO

MARÇO É O MÊS DE COMBATE E PREVENÇÃO AO CÂNCER DO CÓLON E RETO

De autoria do vereador Fernando Dini (MDB), a lei 11.067 de 2015 instituiu março como o mês em que são intensificadas as campanhas preventivas

Desde 2015, através de Lei de autoria do vereador Fernando Dini (MDB), ficou instituído em Sorocaba, março como o mês de “Combate e Prevenção ao Câncer do Cólon e Reto”. A data consta do Calendário Oficial do Município e tem como símbolo a cor verde. A necessidade da campanha, segundo o vereador, se deve à expressiva incidência desse tipo de câncer, que, de acordo com o Inca (Instituto Nacional de Combate ao Câncer), apresenta quase 33 mil casos novos por ano.

A Lei tem como finalidade que durante o mês de março, tenhamos campanhas com o objetivo de alertar, educar e mobilizar a sociedade para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de intestino, inclusive buscando sensibilizar a imprensa e, por meio dela, amplificar a disseminação das informações para o maior volume de pessoas.

De acordo com a Lei, a campanha deve envolver as diversas instituições e associações de combate ao câncer e também irá promover a conscientização sobre a existência de exames de prevenção, diagnóstico e tratamentos avançados e seguros relativos a esse tipo de câncer.

O vereador Fernando Dini, citando dados científicos do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, alerta que o câncer de cólon e de reto pode levar até 15 anos para se desenvolver e se manifestar, por isso, é fundamental o diagnóstico precoce da doença, o que aumenta a chance de cura.

Veja também

VEREADOR REIVINDICA MELHORIAS NA SINALIZAÇÃO E PONTOS DE ÔNIBUS DO BRT

O vereador Fernando Dini (MDB) está solicitando à Urbes providencias quanto a implantação de cobertura ...

Deixe uma resposta