Home / Notícias / Legislativo sorocabano inaugura o Estúdio Dr. José Rubens Bismara da Rádio Câmara

Legislativo sorocabano inaugura o Estúdio Dr. José Rubens Bismara da Rádio Câmara

O advogado e jornalista José Rubens Bismara, fundador da Rádio Cacique, que morreu aos 88 anos em 19 de março deste ano, passa a denominar o Estúdio da Rádio Câmara, emissora da Câmara Municipal de Sorocaba, por iniciativa do vereador Fausto Peres (Podemos). A solenidade de descerramento da placa de inauguração do estúdio ocorreu na manhã desta segunda-feira, 1º de julho, com a presença de familiares do homenageado.

Além do proponente da homenagem, o presidente da Casa, vereador Fernando Dini (MDB), participou da solenidade, que contou com a presença do diretor da Rádio Cacique, José Rubens Bismara Jr., e de Patrícia Bismara e Salete Bismara, filhas do homenageado. Também participaram do evento de inauguração do novo estúdio a vereadora Cíntia de Almeida (MDB) e os vereadores Renan Santos (PCdoB) e Wanderley Diogo (PRP), além de funcionários da Rádio Cacique, entre eles, a radialista Zilá Gonzaga e o radialista Oliveira Júnior.

“Exemplo de comunicador” – Fernando Dini parabenizou Fausto Peres pela iniciativa e afirmou: “Homenagear José Rubens Bismara eternizando seu nome no Estúdio da Rádio Câmara vai além de uma placa e serve de exemplo para os jovens comunicadores que estão chegando, para que eles conhecem as referências que precisam ser seguidas. O Legislativo faz a sua parte ao perpetuar esses bons exemplos”. O presidente da Casa ressaltou que a Rádio Câmara, assim como os demais veículos de comunicação do Legislativo, são canais abertos à participação da sociedade.

Fausto Peres afirmou que a Rádio Cacique “é fruto do idealismo de seu fundador e, ao longo de sua história, tem levado muita informação, entretenimento e utilidade pública”. “Inclusive é um celeiro da comunicação na cidade, formando vários comunicadores ao longo dos anos”, acrescentou, lembrando que o próprio José Rubens Bismara sempre teve programa na Rádio Cacique, “com mensagens positivas e contagiantes, trabalhando de forma positiva para a sociedade sorocabana”.

Os vereadores presentes também parabenizaram Fausto Peres pela iniciativa da homenagem. Wanderley Diogo (PRP) destacou que o homenageado foi “um grande pai, grande radialista e grande advogado”, acrescentando que sempre trabalhou em prol do desenvolvimento da cidade. Renan Santos (PCdoB) afirmou que “os bons exemplos, como o de José Rubens Bismara, precisam ser reconhecidos para que possam servir de inspiração para as novas gerações”. Cíntia de Almeida (MDB) também ressaltou que José Rubens Bismara deixou um grande legado na comunicação de Sorocaba.

O diretor da Rádio Cacique, José Rubens Bismara Jr., falando em nome da família, agradeceu a homenagem da Câmara, e lembrou que seu pai vivia a rádio e sempre fez questão que de manter o slogan da Rádio Cacique como “A Rádio do Povo”, o que, enfatizou Bismara Jr., “combina com o Legislativo, que é a Casa do Povo”.

O homenageado – Nascido em Sorocaba em 7 de maio de 1930, José Rubens Bismara fundou com seu pai, Orlando Bismara, a Rádio Cacique AM em 1° de julho de 1951. O homenageado dedicou milhares de horas à prestação de informação através do tradicional programa “Hora do Titio” e do “Jornal da Cidade”, entre outros. Em 12 de Outubro de 1980, colocou em operação a Rádio Cacique FM e durante décadas foi diretor-presidente das emissoras. José Rubens Bismara faleceu em 19 de março de 2019.

Fonte: Secom/ Câmara Municipal de Sorocaba

Check Also

Vereador Fernando Dini pede para que dinheiro do IPTU seja revertido para melhorias nos bairros

Através de um requerimento, o presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Fernando Dini (MDB), ...

Deixe uma resposta