Home / Notícias / IPT divulga laudo sobre acidente ocorrido na Arena Multiúso

IPT divulga laudo sobre acidente ocorrido na Arena Multiúso

O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) concluiu o laudo sobre o acidente ocorrido na Arena Multiúso, localizada às margens da Rodovia Raposo Tavares. Durante uma forte chuva, no dia nove de fevereiro, o teto do prédio desabou.

O presidente da Comissão de Acompanhamento das Obras da Arena Multiúso, vereador Fernando Dini (PMDB) teve acesso ao resultado final do relatório. “Em sua conclusão, o estudo aponta que ‘o projeto da estrutura metálica de cobertura não atende as condições mínimas de segurança e uso exigidas pelas atuais normas vigentes, sendo a causa determinante para o acidente’”, explica.

De acordo com a análise oficial, foram constatados defeitos construtivos, ausência de mão francesa de travamento das tesouras e terças e posicionamentos dos elementos metálicos das treliças tipo Fink, diferentes dos previstos em projeto. “O relatório ainda aponta que o cálculo do vento não foi dimensionado conforme a norma NBR 6123:1988, que recomenda para a região onde está sendo construída a arena, um vento com velocidade de 45m/s”, relata Dini.

Agora, a comissão fará uma nova reunião com os representantes da empresa Progredior e com o secretário Municipal de Obras, Toni Silveira. “O secretário sempre foi pronto e solícito com a comissão, nos informando sobre tudo o que estava acontecendo durante a apuração das causas. A mesma postura tomada pela empresa. Ela já adiantou que arcará com todas as despesas extras que a obra da arena gere”, diz o vereador.

A Progredior, porém, não tem uma previsão para a conclusão do complexo esportivo. “Por isso a comissão permanecerá em atividade, acompanhando de perto todos os passos da construção, para garantir que não haverá prejuízo algum ao erário público”, cita Dini.

Ainda fazem parte da comissão os vereadores Anselmo Neto (PP), Antônio Carlos Silvano (SDD), Carlos Leite (PT), Marinho Marte (PPS), Pastor Apolo (PSB), Rodrigo Manga (PP), Saulo do Afroart´s (PRP) e Waldecir Morelly (PRP).

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta