Home / Notícias / Hoje é o Dia Mundial Sem Carro! Tente fazer sua rotina diferente!

Hoje é o Dia Mundial Sem Carro! Tente fazer sua rotina diferente!

A história do Dia Mundial Sem Carro começou na França, em 22 de setembro de 1997. Em 2000, a União Européia instituiu a Jornada Internacional “Na Cidade, sem meu Carro”, reunindo 760 cidades.

No ano seguinte foram 1683 cidades participantes. Encorajados pelo êxito da iniciativa do Dia Europeu sem Carro, a comissão organizadora lançou, em 2002, a Semana Européia da Mobilidade.

No Brasil a iniciativa começou em 2001, envolvendo 11 cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO);Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA).

A cada ano que passa, mais e mais pessoas, entidades da sociedade civil e governantes vêem no Dia Mundial Sem Carro uma oportunidade para sensibilizar e mobilizar a comunidade em torno das questões relacionadas a mobilidade urbana, como: saúde, qualidade de vida, poluição, orçamento e acidentes.

Em 2010, inspirados novamente pelas ações européias, idealizamos a realização de uma semana de ações de mobilização e conscientização sobre os impactos da falta de mobilidade. Esperamos que a iniciativa Dia Mundial Sem Carro e Semana da Mobilidade se espalhe por várias cidades deste país.

Ajude a contruir essa história na sua cidade. Descubra uma cidade melhor!

Conheça sua cidade sem carro no dia 22 de Setembro!

Existem muitas opções para se locomover em sua cidade sem o carro. Além do ônibus e do metrô, você pode pensar em maneiras ainda mais divertidas de chegar ao seu destino. Chame seus amigos para uma pedalada pela cidade, ou mesmo para uma caminhada em grupo.  Combine opções diferentes, entre caminhada, pedalada, ônibus. Por que não tirar os skates ou patins empoeirados do quarto e levá-los para passear? Escolha o transporte que mais te agradar, e deixe o carro de lado neste dia.

E já que você não vai de carro, aproveite para conhecer pontos turísticos, e fazer rotas diferentes das que você faz no dia-a-dia. Será uma experiência enriquecedora, e vai mudar a sua maneira de se relacionar com a cidade onde mora.

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta