Home / Hoje é Dia do Doador de Sangue! Saiba como ajudar!!

Hoje é Dia do Doador de Sangue! Saiba como ajudar!!

Hoje, 25 de novembro, é comemorado o Dia do Doador de Sangue. Para abastecer o estoque que atende a Sorocaba e a mais 47 municípios, o Hemonúcleo precisa da ajuda de 100 doadores por dia. São de cinco a 10 minutos de cada pessoa que podem salvar e melhorar a qualidade de vida de outras.

A coleta rende uma bolsa com 450 mililitros de sangue, que passam por exames de triagem. Segundo o gerente médico do Hemonúcleo, Frederico Guimarães Brandão, de 1,5% a 2% das bolsas são inutilizáveis devido a resultados alterados. Porém isso não quer dizer que o doador tenha alguma doença, já que os testes não têm a finalidade de diagnóstico, ressalta o médico. Antes de chegar à sala de coleta, os doadores passam por uma entrevista, na qual falam sobre seus hábitos e saúde.

Nessa etapa, de 9% a 10% das pessoas são impedidas de fazer a doação. Brandão explica que diversos fatores contribuem para isso, presença de uma virose, gripe, infecção, ingestão de bebida alcoólica e comportamento sexual. “Envolve a segurança de quem está doando e de quem vai receber.”

As cerca de 2,5 mil bolsas de sangues colhidas por mês, transformam-se em 6.250 componentes, utilizados a partir da necessidade dos pacientes. O gerente médico explica que o sangue doado não é utilizado diretamente, pois o material é encaminhado ao laboratório e separado em quatro componentes: concentrado de hemácias, concentrado de plaqueta, plasma e Crio (Crioprecipitado).

A meta é chegar a 100 doadores diários, porém, em algumas épocas como inverno e período de férias, o número diminui. Sabendo da sazonalidade, o Hemonúcleo adota medidas para evitar que o estoque de segurança, que garantiria 15 dias de abastecimento, seja atingido.

DOADORES – Há demanda para todos os tipos de sangue, entretanto o O+ é o mais frequente entre pacientes e doadores. Já o O- é importante tanto pela necessidade quanto pela possibilidade de uso, já que é doador universal e muito usado em situações de urgência e emergência.

COMO AJUDAR – Os doadores precisam preencher alguns requisitos, como ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar pelo menos 50 quilos, estar em boa condição de saúde e ir bem-alimentado, mas sem exageros.

O gerente médico do Hemonúcleo explica que os homens podem doar a cada dois meses, quatro vezes por ano, enquanto para as mulheres o intervalo é de três meses, e no máximo três doações no ano. Brandão ressalta que o período é importante para o organismo recuperar o que foi retirado e “não causar prejuízo à saúde do doador”.

No caso das mulheres, o intervalo é maior devido à perda mensal de sangue na menstruação. O Hemonúcleo funciona das 7h30 às 12h30, de segunda-feira a sábado, na avenida Comendador Pereira Ignácio, 564, junto ao hospital “Leonor Mendes de Barros”. Mais informações serão passadas pelo telefone (15) 3224-2930.

Fonte: Diário de Sorocaba

Foto: Fernando Rezende

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta