Home / Notícias / Histórico músico Pedro Bento recebe homenagem de Fernando Dini

Histórico músico Pedro Bento recebe homenagem de Fernando Dini

O vereador Fernando Dini (MDB) fez uma linda homenagem nesta quinta-feira (24) ao músico sertanejo Pedro Bento. O evento ocorreu após a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba.

Joel Antunes Leme, ou Pedro Bento, nasceu em Porto Feliz e teve uma brilhante carreira ao lado de seu fiel companheiro, Zé da Estrada. Juntos, expandiram a música raiz por todo o interior do estado de São Paulo, chegando inclusive, a estrelarem em um filme no cinema, nos anos 60.

Para o parlamentar, a importância cultural que foi carregada pela dupla durante décadas – e hoje é mantida por Pedro Bento, já que Zé da Estrada faleceu em junho de 2017 – jamais será esquecida, mesmo pelas novas gerações. “Em Sorocaba, por exemplo, Pedro Bento é amplamente reconhecido pelo movimento Tropeiro, uma tradição nossa que, a cada ano, recebe novos adeptos e ganha a força que merece ter”, diz.

Pedro Bento afirmou que se sentiu honrado pela homenagem e que espera que a semente que plantou, junto de Zé da Estrada, jamais morra. “Nossa cultura jamais deve ser deixada de lado. Temos de dar valor as nossas raízes e incentivar filhos e netos a manterem-na viva”, cita.

Carreira – Com seus chapéus de mariachis e instrumentos típicos do estilo mexicano, Pedro Bento e Zé da Estrada lançaram o primeiro sucesso em 1958, onde o carro-chefe era a canção “O Seresteiro da Lua”, primeiro sucesso deles.

As roupas e acessórios típicos passaram a fazer parte do cenário do palco, o que rendeu o título de “Os Amantes da Rancheira”. E eles não fizeram sucesso apenas no rádio. Em 1960, eles estrelaram o filme “Os Três Boiadeiros”.

Em março de 2006, a dupla gravou seu 23º CD, intitulado “Sete Palavras”. Em uma das faixas, uma homenagem maravilhosa, que traz uma passagem bíblica, impulsionou o álbum a mais de 70 mil cópias vendidas.

No ano de 2007, veio outro grande trabalho: “Pedro Bento e Zé da Estrada – 50 anos de Mariachis e Grandes Sucessos Sertanejos”. No ano seguinte, o Álbum este álbum comemorativo foi indicado para a mais importante premiação da Música Latina, o “Grammy Latino”, na categoria de “Melhor álbum da música tradicional Regional ou de Raízes”.

Em abril de 2010, a dupla lançou mais um CD para seus fãs, intitulado “Criação do Mundo”, dando sequência ao trabalho realizado em “Sete Palavras”.

O sucesso da dupla foi tanto que até um Museu Histórico eles ganharam em Pratânia (SP), aberto diariamente à visitação pública onde existem objetos como troféus, discos, fotos, indumentárias e instrumentos musicais antigos usados pela dupla.

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta