Home / Notícias / Fim de semana será de festa no Zoo de Sorocaba

Fim de semana será de festa no Zoo de Sorocaba

Os visitantes do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” poderão conferir atividades especiais neste final de semana (dias 18 e 19) em comemoração ao aniversário do Zoo, que completa 46 anos de fundação, no dia 20 de outubro. Além do anúncio do nome dos dois filhotes de lobo-guará nascidos no parque e uma peça de teatro, a Prefeitura de Sorocaba vai promover uma homenagem a alguns bichos que habitam o local.

Coordenada pela equipe da Secretaria do MEIO AMBIENTE (Sema), a programação foi elaborada para que toda a comunidade participe, conheça e aprenda um pouco mais sobre o Zoo, seus animais e, principalmente, sobre as ações individuais e coletivas que contribuem para a conservação do MEIO AMBIENTE.

Uma das atrações será a peça de teatro itinerante “Deu a Louca no Lobo”, que acontecerá no sábado e no domingo, às 10h e às 14h. A história se passa em uma floresta de Cerrado onde João e Maria, perdidos dos pais, conhecem um filhote de lobo-guará que também está tentando achar sua família. Juntos, viverão uma grande aventura. A peça tem início no gramado próximo ao local onde ficam os jacarés.

No domingo, às 14h, serão anunciados os nomes dos dois filhotes de lobo-guará, em frente ao recinto do bicho. Até esta sexta-feira (17) a população poderá votar em um dos conjuntos de nomes: Solano e Pequi ou Buriti e Bacuri. Uma das maneiras de escolher é pelo site da Secretaria do Meio Ambiente (www.meioambientesorocaba.com.br).

No domingo, o público poderá conferir a partir das 9h30 uma homenagem especial que alguns animais do Zoo receberão, com direito a presentes especiais e bolos elaborados com alimentos da DIETA de cada bicho. 

Os primeiros a receber serão os elefantes. Em seguida, às 10h30, é a vez dos macacos-barrigudos. Às 11h, os chipanzés recebem a homenagem. Já à tarde, às 13h30, o avestruz será homenageado, seguido pelas onças-pintadas, às 14h30, pelos macacos-de-testa-branca, às 15h e, por último, às 16h, os tigres que habitam o Zoo. O visitante poderá acompanhar esse momento e as crianças poderão até mesmo ajudar a preparar o bolo de alguns dos animais.

A comunidade também poderá conferir a Exposição “Zoo de Sorocaba, 46 anos de histórias: e você também faz parte delas” e ter a oportunidade de relembrar fatos interessantes da história do parque, além de poder conhecer um pouco melhor sobre as verdadeiras funções de um Zoológico. Além de ser destinado ao lazer e recreação, o Zoo também é voltado à pesquisa, à conservação e à educação ambiental. 

De acordo com a Sema, a população ainda está convidada a deixar registrada a importância do Zoológico em sua vida. Num mural de fotos, os interessados poderão colocar imagens tiradas no parque e que melhor retratam essa relação. Cada fotografia deverá conter um breve relato sobre o significado do Zoo. As fotos deixadas no mural, que será instalado no auditório aberto, farão parte do acervo de fotos do parque.

O “Quinzinho de Barros” funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e está localizado na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações pelo telefone 3227.5454.

Fonte: Secom

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta