Home / Notícias / Fernando Dini visita Policlínica para apurar denúncias de problemas no atendimento de especialidades

Fernando Dini visita Policlínica para apurar denúncias de problemas no atendimento de especialidades

Pacientes reclamam da demora no agendamento de consultas por conta de remanejamento de médicos. Presidente do Legislativo protocolou requerimento solicitando da prefeita informações detalhadas sobre a situação.

Na manhã de hoje (12), o presidente da Câmara de Sorocaba, vereador Fernando Dini (MDB), esteve na Policlínica Municipal para apurar denúncias de pacientes sobre o serviço prestado pela unidade de saúde. De acordo com as reclamações recebidas pelo vereador, médicos estariam sendo realocados para o serviço de urgência, deixando a área de especialidades desguarnecida, aumentando a fila de espera por atendimento, como constatado na visita.

“Por exemplo, a ortopedia conta com demanda reprimida, com uma fila de mais de sete mil pessoas aguardando uma consulta ou remarcação dessa consulta, sem sucesso”, afirmou o presidente do Legislativo, destacando também que o tratamento para pessoas com comorbidades crônicas sofre com a falta de profissionais. “São o principal grupo, de risco da Covid-19, como os cardiopatas, diabéticos e hipertensos. Não podemos deixar que a população padeça ainda mais em relação a falta de atendimento na área da saúde”, disse Dini.

LUTA PELA SAÚDE

Estamos ativos no combate à COVID19, mas não podemos deixar de lado o atendimento nas outras áreas da saúde e muito menos permitir que sorocabanos com outras comorbidades deixem de ser atendidos!Estamos fiscalizando para garantir a dignidade na prestação desse serviço público fundamental em nossa cidade!.#GestãoResponsável #TodosContraoCoronavírus #MandatodoBem #NoCaminhodoBem #FernandoDini #Sorocaba

Publicado por Fernando Dini em Terça-feira, 12 de maio de 2020

O vereador afirmou que constatou que existe sim a deficiência de atendimento na Policlínica, conforme as denuncias recebidas, e se comprometeu a buscar soluções. “Vamos lutar para que todos sejam atendidos de forma igualitária”, ressaltou.

Requerimento – Em busca de solução para o problema enfrentado pelos pacientes, o parlamentar protocolou um requerimento solicitando informações detalhadas sobre o remanejamento dos profissionais de saúde para o atendimento de urgência no combate à pandemia de Covid-19.

No documento, Fernando Dini questiona quantos profissionais que atuam na área da saúde foram remanejados, de onde saíram e para qual local de trabalho foram deslocados, se receberam treinamento para atuar em novas funções e os critérios para tal ação. Ele também pergunta sobre qual a demanda atual por novos atendimentos decorrentes do combate à pandemia do Covid -19, que possa justificar o remanejamento dos profissionais.

Além disso, o requerimento solicita informações sobre a repercussão das mudanças nos atendimentos de rotina nas UBS e no serviço de especialidades, considerando os efeitos imediatos e de longo prazo (de 90 a 180 dias). Por fim, questiona quais as medidas estratégicas que o Poder Executivo Municipal pretende adotar para retomar a normalidade dos serviços de saúde e atender a demanda decorrente das consultas suspensas na atenção básica e nas especialidades, lembrando que no caso da Policlínica, apenas na área de ortopedia, entre consultas e retornos, aproximadamente 18 mil pacientes aguardam atendimento.

 

Veja também

Fernando Dini – Retrospectiva 2020 – algumas ações como vereador e prefeito de Sorocaba

– Garantia da permanência da UPA do Éden – Pedido atendido na UBS Carandá, que ...

Deixe uma resposta