Home / Notícias / Evento teste da Tocha terá períodos de proibição de estacionamento

Evento teste da Tocha terá períodos de proibição de estacionamento

Para a realização do “evento teste” do revezamento da Tocha Olímpica em Sorocaba neste domingo (03), a Urbes terá um esquema especial para o Trânsito, que deverá se repetir durante a passagem oficial na cidade do símbolo máximo das Olimpíadas no Brasil, marcado para 17 de julho. As vias que receberão o itinerário da passagem da tocha, tanto no teste quanto na data da passagem oficial, terão proibição de estacionamento conforme cronograma estabelecido pela empresa pública e, durante a simulação do evento neste domingo ficarão bloqueadas ao tráfego de veículos.

O transporte coletivo terá desvios temporários nas linhas que utilizam as ruas e avenidas que compõe o trajeto da tocha no evento teste e alguns pontos de ônibus ficarão temporariamente desativados.

Proibições de estacionamento
Haverá proibição de estacionamento nos seguintes dias e horários:
Dia 2/7 – sábado
A partir das 5h – Av. Barão de Tatuí (bolsão próx. nº 112)
A partir das 14h – R. Cesário Motta, bolsão da Pç. do Canhão, R. Souza Pereira e R. Álvaro Soares
A partir das 20h – R. XV de Novembro, R. São Bento, bolsão do Mercado Municipal, R. Francisco Scarpa e R. Joaquim Ferreira Barbosa (próximo ao Pq. das Águas).
Dia 3/7 – domingo
A partir da 0h – Av. Barão de Tatuí – proibição total
A partir das 7h30 – Av. Izoraida Marques Peres (sentido Votorantim/Sorocaba) – bloqueada ao tráfego na altura do Carrefour. Desvio: pela R. Claudio Pinto Nascimento -sentido Votorantim

Sobre o evento teste

Para o experimento, serão recriadas todas as particularidades da situação real, com o comboio simulado por veículos da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e patrocinadores, saindo exatamente às 8h01 da Avenida Izoraida Marques Peres, em frente ao hipermercado Carrefour.
Os carros farão todo o trajeto de 12,4 km, contando com a parada em frente ao Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs) e as simulações do “beijo da tocha”, que é o momento onde a chama passa de um artefato para outro. A Urbes fará o fechamento e liberação das vias, bem como integrantes da GCM percorrerão as distâncias de 200 metros, no lugar dos 63 condutores oficiais.
Segundo José Renato Salia, da Secretaria de Esporte e Lazer (Semes), o evento teste servirá para estimar o tempo e averiguar últimos detalhes da passagem da tocha pela cidade. “Contando com o apoio de todos que integram a Força Tarefa, avaliaremos questões de trânsito e segurança, por exemplo, para que a cidade tenha um evento sem problemas e que seja uma grande experiência para os sorocabanos”, diz.
A passagem da Tocha Olímpica por Sorocaba ocorrerá no dia 17 de julho. O comboio sairá do bairro Campolim, com destino ao Parque das Águas, passando por vias que reúnem grande quantidade de pessoas e pontos históricos. Todo o evento tem previsão de duração de 2h30.
Trajeto completo da tocha olímpica
Tanto no evento teste quanto no dia 17 de julho o roteiro a ser seguido contempla as seguintes vias: Avenida Izoraida Marques Peres, Av. Antonio Carlos Comitre, Av. Barão de Tatuí, R. Cesário Motta, R. São Bento, Rua Quinze de Novembro, Praça Artur Fajardo, R. Souza Pereira, R. Álvaro Soares em direção à Praça Lions, faz o retorno na Praça Liosn para acessar novamente a Av. Afonso Vergueiro, Rua Souza Pereira, Av. Álvaro Soares, R. Francisco Scarpa, Av. Afonso Vergueiro, R. Armando Zuliani, R. Professor Toledo, R. Eurides Fogaça, Av. Gal. Osório, Av. Ademar de Barros, R. Maciel Baião, Av. Ipanema, R. José Joaquim de Lacerda, R. João Ribeiro de Barros, R. Luzerne Proença Arruda e, por fim, R. Joaquim Ferreira Barbosa em direção ao Parque das Águas.

Fonte: Secom

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta