Home / Notícias / Espaços públicos terão diversão e cultura neste sábado e domingo

Espaços públicos terão diversão e cultura neste sábado e domingo

Neste sábado e domingo (dias 27 e 28) Sorocaba terá várias atrações artísticas gratuitas ao Jardim Santa Bárbara, ao Centro, Campolim e Jardim Abaeté. A programação faz parte do Projeto Viva a Cultura, da Secretaria da Cultura (Secult), e contará com shows, apresentação de palhaços, peça teatral e exibição de filme.

No sábado, as atividades serão realizadas no Parque “Miguel Gregório de Oliveira”, no Jardim Santa Bárbara, a partir das 16h, e contarão com pintura facial e a apresentação do Samba Rasgado. O grupo tem a proposta de apresentar o fino do Samba Raiz, com um repertório englobando nomes consagrados como Nelson Cavaquinho, Noel Rosa, Nei Lopes, Adoniram Barbosa, Paulinho da Viola, Herivelto Martins, entre outros.

Na sequência, às 17h, a comunidade poderá conferir a apresentação do Clown Malabares. O casal de palhaços diverte o público com esquetes cômicas envolvendo malabares e acrobacias. De forma lúdica, eles interagem com a plateia mostrando suas habilidades circenses. Junto à apresentação de Clown Malabares, artistas convidados fazem números variados de duo acrobático, acrobacias de solo, entre outros.

Já às 19h haverá a exibição do filme “Uma Noite no Museu 3”, dentro do Projeto “Cena de Cinema”. O longa-metragem conta a história do segurança Larry Daley (Ben Stiller) que segue com seu inusitado trabalho no Museu de História Natural de Nova York. Um belo dia ele descobre que a peça que faz os objetos do museu ganharem vida está sofrendo um processo de danificação. Com isso, todos os amigos de Larry correm o risco de não ganharem mais vida. Para tentar salvar a turma, ele vai para Londres pedir a orientação do faraó (Ben Kingsley) que está em exposição no museu local.

O Parque “Miguel Gregório de Oliveira” fica na Rua Nilza Neves Zuliani.

Domingo

No domingo, a partir das 14h, a Secretaria da Cultura levará apresentações artísticas à Praça Frei Baraúna, no Centro. Das 14h às 17h30, quem for ao local poderá desfrutar do Espaço Bem Estar, com Alessandra Carneiro.

Às 14h, a CIA Barracão da Vó levará o projeto “Narrando Fábulas Mundiais” ao local, com a apresentação da peça “Os desejos ridículos”. O texto adaptado por Rodrigo Cintra é uma comédia fictícia baseada no conto original de Charles Perrault. Foi concebido para a linguagem infanto-juvenil e estreou no ano de 2009 com a proposta de narrar uma fábula mundial dentro do universo clownesco. Em seguida, às 15h, os sorocabanos poderão conferir a apresentação do Clown Malabares.

Já às 16h30, a cantora Verônica Ferriani fará um show gratuito na Praça Frei Baraúna. Reconhecida intérprete da nova geração, ela fará uma apresentação com músicas do seu aclamado disco autoral “Porque a boca fala aquilo do que o coração tá cheio” (2013). O espetáculo foi contemplado pelo edital do Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo, e faz parte da programação do “Viva a Cultura”.

“Porque a boca fala aquilo do que o coração tá cheio” foi produzido por Marcelo Cabral (Criolo) e Gustavo Ruiz (Tulipa), gravado em 2013, e traz à tona o tema “amor” de maneira inédita, misturando música brasileira com texturas contemporâneas.

Natura de Ribeirão Preto, Verônica Ferriani estreou como cantora em 2004 a convite do compositor e violonista Chico Saraiva, vencedor do Prêmio Visa (2003). Já dividiu palcos com Beth Carvalho, Ivan Lins, Mart’nália, Spokfrevo Orquestra, Jair Rodrigues, Francis Hime, Martinho da Vila, Tom Zé, Élton Medeiros, Moacyr Luz, Moska, Oswaldinho da Cuíca, Maria Alcina, Criolo e Zé Renato, entre outros. Em 2011, excursionou em turnê voz e violão com Toquinho.

O “Viva a Cultura” também estará no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim. Das 11h às 12h, o público poderá conferir Marinete Marcato e Maurício Toco. Ambos já participaram de vários projetos em conjunto, tal como o primeiro show com Marinete interpretando Etta James e a banda Mad Dog Blues, na qual Maurício Toco foi baixista por mais de uma década. Também são parceiros em composição, em especial da canção “O Mesmo”, interpretada por várias bandas sorocabanas.

Já no Parque das Águas, no Jardim Abaeté, a Secretaria da Cultura levará, às 16h, a banda Carapiá Aimatrupedes. Com influências que vão do Norte ao Sul do Brasil, além de uma pitada de jazz e blues, a banda vem há sete anos criando sons providos de pesquisas feitas no decorrer desse tempo. Com composições próprias de Marcelo Reis e Juan Lomardo, o grupo traz uma mistura homogênea dos ritmos e estilos brasileiros de uma forma surpreendente. A banda é formada por Marcelo Reis (vocal), Juan Lomardo (vocal e violão), Orlando Poliox (baixo) e Durval Guimarães (bateria).

Fonte: Secom

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta