Home / Notícias / Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). Porém, não são todas as unidades de ensino da rede privada que retomam suas atividades nesta data.

A partir desta terça-feira, as escolas têm opção de reabrir apenas para atividades de recuperação e acolhimento. Já a retomada das aulas presenciais no Estado deverá ocorrer no dia 7 de outubro.

Quanto a rede municipal de ensino de Sorocaba, a Prefeitura de Sorocaba decidiu, no último dia 27 de agosto, por meio de decreto municipal (nº 25.880), que o retorno das aulas presenciais será só em 2021.

A decisão foi tomada após a realização de uma pesquisa de interesse feita pela Secretaria da Educação (Sedu) sobre a retomada de aulas presenciais com pais ou responsáveis de estudantes da rede municipal.

O resultado apontou que 84,8% das pessoas consultadas optaram para que os estudantes não retornassem às aulas presenciais.

Quanto a rede privada, a Prefeitura de Sorocaba autorizou a retomada gradual das atividades presenciais a partir de hoje (8), desde que observada integralmente as condições estabelecidas pelo Plano São Paulo, do governo estadual.

O plano prevê a retomada das aulas presenciais, referente às orientações sanitárias locais, caso a cidade permaneça por 28 dias consecutivos, ao menos, na fase amarela estipulada pelo documento.

Após quase seis meses de afastamento em função da pandemia, as unidades Centro, Norte e Portal do Colégio Objetivo voltam a funcionar, seguindo planejamento de retomada gradativa e facultativa. A escola afirma que segue todos os protocolos de segurança e higiene, zelando pela saúde e bem-estar geral.

“Todas as etapas estão seguindo os protocolos de segurança e higiene recomendados pelos órgãos de saúde, os quais foram implementados na escola com a consultoria de empresa especializada. Professores e colaboradores passaram por treinamento nesses protocolos, com detalhamento de processos específicos de segurança”, afirma a unidade escolar.

Rede estadual

O decreto municipal autoriza também a retomada das atividades presenciais na rede estadual de Sorocaba. No entanto, a determinação do retorno fica sob responsabilidade da Diretoria de Ensino de Sorocaba.

Conforme o governo estadual, a partir de hoje, as escolas terão opção de reabrir apenas para atividades de recuperação e acolhimento. Além disso, o retorno será gradual e, na primeira etapa, vai atingir até 35% dos alunos.

Novos conteúdos curriculares só poderão ser aplicados a partir do dia 7 de outubro, data da retomada das aulas presenciais na rede estadual.

Redes municipais

Além de Sorocaba, outras seis cidades da região metropolitana já decidiram que as aulas de suas redes municipais de ensino só retornam em 2021. São elas: Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Itu, Porto Feliz, Salto e São Roque, totalizando sete municípios.

A Secretaria da Educação de Araçoiaba informa que as aulas presenciais não vão voltar neste ano nas escolas municipais da cidade. Segundo a secretaria, foi apresentada uma proposta para a retomada das atividades escolares, que ao ser aprovada, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 decidiu manter as aulas em sistema remoto. “A prefeitura ainda informou que os pais e responsáveis pelos estudantes também foram consultados e preferiram não mandar os filhos para a sala de aula”, destaca a pasta.

A Prefeitura de Porto Feliz informa que, visando garantir a saúde das crianças, familiares, professores e funcionários, as aulas presenciais do município não serão retomadas no ano de 2020. “O ensino municipal seguirá de forma remota, e as aulas da rede pública estadual e das instituições privadas estão suspensas até, pelo menos, o dia 4 de outubro”, aponta o município.

Já a Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Educação, informa que as aulas presenciais na rede municipal de ensino retornarão em 2021 e neste ano seguem com as aulas remotas, conforme decreto nº 292, publicado no Diário Oficial no último dia 4.

Após um debate sobre o retorno às aulas da rede estadual e particular de Salto, foi decidido que as aulas presenciais também não retornarão aos alunos das escolas estaduais, assim como para todos os alunos da rede particular, que estão sob jurisdição estadual e municipal de Salto. “A decisão visa a segurança de todos os alunos da rede Estadual e particular do município de Salto, assim como para todos os profissionais da área, em especial, os professores”, informou o município. (Jornal Cruzeiro do Sul/Ana Cláudia Martins)

Veja também

Fernando Dini enaltece papel da Guarda Civil Municipal de Sorocaba

Vereador foi Secretário de Segurança e Defesa Civil Por ocasião do dia dos Guardas Municipais, ...

Deixe uma resposta