Home / Notícias / Escola do Legislativo promove palestra sobre tecnologia aplicada às cidades inteligentes

Escola do Legislativo promove palestra sobre tecnologia aplicada às cidades inteligentes

Com o tema “Inovação e Tendências Tecnológicas Aplicadas às Cidades Inteligentes”, a Escola do Legislativo promoveu na manhã desta segunda-feira, 24, no plenário da Casa de Leis, uma palestra para apresentar as novidades que vem sendo implantadas pela indústria e por Municípios ao redor do mundo. Representantes de empresas de tecnologia acompanharam o evento, incluindo o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Roberto Freitas, e o CEO da Ideality Roads, de Israel, Oren Gershtein.

A palestra foi proferida pela professora da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS), Dra. Regiane Relva Romano, responsável pelo projeto Smart Campus. A palestrante iniciou sua apresentação reforçando que a revolução digital em processo representa uma quebra de paradigmas que impactará na vida de todos os cidadãos.

O presidente Fernando Dini (MDB) participou da abertura da palestra e ressaltou que o Legislativo precisar acompanhar as inovações tecnológicas aplicadas em políticas públicas.  “Não é possível pensarmos em políticas públicas de qualidade que não passem por esta Casa, por isso, este assunto nos interessa e muito. A partir de hoje teremos desdobramentos em nossas sessões e em novas audiências públicas, para que possamos acompanhar a revolução tecnológica, com as novas tecnologias e ferramentas e com a Indústria 4.0 a todo o vapor”, afirmou.

Em seguida, a palestrante apresentou conceitos como o de Cidade Inteligente e Internet das Coisas, além de apresentar exemplos de aplicações tecnológicas em benefícios da população e também os problemas relacionados às mudanças em andamento. A professora falou de aplicações das novas tecnologias tanto na logística e em oportunidades de negócios, como nos serviços públicos prestados nas áreas da educação, saúde, segurança e transportes.  “A cidade inteligente é aquela que coloca as pessoas no centro do desenvolvimento”, afirmou. “Estamos ‘coisificando’ as pessoas e personificando as coisas. Precisamos ter cuidado”, completou.

A palestrante encerrou lembrando que Sorocaba foi eleita uma das três cidades “Fab City” do país. O projeto é desenvolvido por instituições internacionais que formam o Grupo Fab City, como o Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha, na Espanha. Além de Sorocaba, fazem parte desse grupo, as cidades de Curitiba e Belo Horizonte.

Ao final do evento, Oren Gershtein, CEO da multinacional Ideality Roads, com origem em Israel, falou sobre a experiência da empresa e do país, que possui o maior número de Startups per capita do mundo. Discorreu ainda sobre o conceito de “Smart City” e o valor real gerado aos cidadãos por meio das tecnologias. A palestra foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 6 da NET e Canal 9 da Vivo) e pode ser vista, na íntegra, no portal da Casa, através do seguinte endereço eletrônico: https://www.youtube.com/channel/UCWQR_GgpIhrfoG1vikt94bA.

Check Also

Vereador Fernando Dini pede para que dinheiro do IPTU seja revertido para melhorias nos bairros

Através de um requerimento, o presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Fernando Dini (MDB), ...

Deixe uma resposta