Home / Notícias / Encontro vai tratar dos impactos da soltura de fogos de artifícios: Dini tem Lei para isso

Encontro vai tratar dos impactos da soltura de fogos de artifícios: Dini tem Lei para isso

Professores universitários, pesquisadores e especialistas da área de saúde, segurança pública e direito participam na próxima segunda-feira (dia 29), em Sorocaba, de um workshop sobre fogos de artifício. O encontro é gratuito e ocorrerá das 19h30 às 22h, no auditório do Bloco F da Universidade de Sorocaba (Uniso) – Cidade Universitária.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Uniso, o objetivo do evento é aproveitar recentes debates sobre o hábito de soltar fogos de artifício e esclarecer o assunto junto à sociedade, trazendo os possíveis impactos relacionados a essa soltura, tirando o foco emocional do debate e dando uma contribuição de caráter técnico.

No workshop o público saberá mais sobre os impactos socioambientais, legislação, segurança pública e os impactos dos fogos de artifício tanto na saúde humana quanto na dos animais.

O uso de fogos de artificio e? uma tradição não somente no Brasil, mas em muitos países. Apesar de ser apreciada pelos seres humanos, esta prática pode causar danos irreversíveis ao meio ambiente e que podem alterá-lo de forma significativa: a liberação de milhares de partículas de dióxido de carbono (CO2) pelo ar, aumentando a emissão deste gás na atmosfera; a liberação de estrôncio pelo foguete, uma perigosa substância tóxica; a possibilidade de provocar incêndios; poluição sonora (120 decibéis – limiar da dor); além de assustar as aves e outros animais que mudam os seus comportamentos, provocando a migração e ocasionando muitas vezes até lesões fatais.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, as inscrições serão feitas momentos antes do início do workshop. O campus Cidade Universitária da Uniso está localizado na Rodovia Raposo Tavares, Km 92,5. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (15) 3219.2280 (Secretaria do Meio Ambiente).

Vereador criou lei – O vereador Fernando Dini (PMDB) criou um Projeto de Lei já aprovado e sancionado, que proíbe fogos de artifício e similares em campos de futebol, ginásio e em eventos esportivos que sejam promovidos pelo poder público.

Para o parlamentar, o debate é fundamental para que essa prática seja regulamentada de forma consciente, afim de se evitar acidentes e outros tipos de situações indesejáveis que acompanham a soltura dos fogos.

Fonte: Secom

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta