Home / Notícias / Em resposta ao vereador Fernando Dini, prefeitura diz que está autuando empresas que ainda não cobriram os pátios de veículos

Em resposta ao vereador Fernando Dini, prefeitura diz que está autuando empresas que ainda não cobriram os pátios de veículos

Em resposta ao requerimento nº 2.451/2015, de autoria do vereador Fernando Dini (PMDB), o secretário da Fazenda, Aurílio Sérgio Costa Caiado afirmou que a prefeitura vem autuando as empresas que não estão cumprindo a Lei Municipal 8.397/2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade de cobertura de locais públicos ou privados, onde ficam depositados ou estacionados veículos e motocicletas apreendidos em virtude de lei.

 

De acordo com o documento encaminhado pelo secretário ao parlamentar, pelo menos duas empresas estão sendo notificadas e autuadas desde 2008 por descumprirem as exigências pedidas por lei. Uma delas, inclusive, teria chegado a ser interditada.

O vereador, porém, cobrou a fiscalização regular desses estabelecimentos. Com isso, a prefeitura precisou publicar o Decreto nº 22.087 de 2 de dezembro de 2015, para estabelecer competências das ações e os respectivos órgãos fiscalizadores das empresas de guincho. Segundo a reposta do requerimento, as empresas já teriam sido notificadas com relação a esse novo decreto.

Dini ainda ressalta que a não cobertura desses locais também pode acarretar na proliferação de focos do mosquito Aedes aegpyti, transmissor da Dengue, Chikungunya e zika. “Estamos entrando num período úmido e quente. Se as medidas não forem tomadas com urgência, serão grandes as possibilidades de termos problemas de manifestação de mosquitos nesses locais”, explica.

 

A Lei – Na época, a Lei 8.397/2008 dava 12 meses para que os estabelecimentos específicos se adequassem às exigências, sob pena de cassação do alvará de funcionamento.

A norma ainda prevê que, em caso de descumprimento, o proprietário seja autuado em multas mensais de R$ 3 mil, cada duas vezes consecutivas. Na terceira multa, será aberto um processo de cassação de alvará de funcionamento.

 

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta