Home / Notícias / Em resposta a Fernando Dini, prefeitura diz que Sorocaba terá o “Censo Inclusão”

Em resposta a Fernando Dini, prefeitura diz que Sorocaba terá o “Censo Inclusão”

Em resposta a um requerimento feito pelo vereador Fernando Dini (PMDB), o prefeito José Crespo acenou com a possibilidade de Sorocaba poder contar com o “Censo Inclusão”. O objetivo do programa é de identificar, mapear e cadastrar o perfil socioeconômico e as condições de habitação e de mobilidade urbana das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

De acordo com o documento enviado pelo chefe do Executivo, a instituição do Censo será possível através da Secretaria da Igualdade e Assistência Social (SIAS), já que a mesma secretaria tem a intenção de realizar o Diagnóstico Territorial por Abrangência de CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), para mostrar a realidade do município com ações referidas aos grupos prioritários da Assistência Social.

As estratégias necessárias para a realização do Censo será realizada em conjunto com a Vigilância Socioassistencial, junto às famílias atendidas pela SIAS. “Nessa perspectiva, a municipalidade poderá instituir o Censo Inclusão, sendo que as ações pertinentes à SIAS terão caráter complementar às ações da Secretaria de Saúde, tendo em vista que a proposta do Censo visa utilizar as equipes de Estratégia de Saúde da Família, através dos Agentes Comunitários”, está descrito na resposta do requerimento.

Para Dini, o Censo Inclusão é fundamental para formular e executar políticas públicas que promovam a acessibilidade e a inclusão social dessas pessoas. “A falta de informação também é grande. Por exemplo, empresas querem contratá-los como funcionários, mas não sabem quais são os passos a seguir, como seguir com a oficialização do contrato. Precisamos do Censo para debatermos com o prefeito José Crespo quais serão os principais pontos a serem solucionados”, finaliza.

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta