Home / Notícias / Em resposta a Dini, prefeitura estuda a liberação de kit lanche/marmitex para a UPH da ZL

Em resposta a Dini, prefeitura estuda a liberação de kit lanche/marmitex para a UPH da ZL

Em resposta ao vereador Fernando Dini (PMDB), a prefeitura de Sorocaba, através do secretário municipal de Saúde, Francisco Antônio Fernandes, afirmou que irá estudar a possibilidade de fornecer kit lanche/marmitex para os pacientes que permanecem por mais de seis horas em observação na UPH (Unidade Pré-Hospitalar) da Zona Leste. O benefício já é concedido hoje às unidades das Zonas Norte e Oeste.

Ainda segundo a administração municipal, a liberação desse kit para os pacientes é realizada após a prescrição de dieta geral feita pelo médico plantonista e a liberação para acompanhantes é realizada pelo enfermeiro de plantão. “É um absurdo que esse mesmo procedimento não seja tomado na UPH da Zona Leste. Fomos informados de casos onde os pacientes aguardam em observação por 8, 10 horas, até três dias sem direito à alimentação, em especial na área de ortopedia. Quem chega ao local já chega de uma forma debilitada, correndo o risco de ter uma piora no quadro devido a falta de comida”, explica Dini.

A Secretaria de Saúde também afirma que estará conferindo a viabilidade de implantar a mesma rotina na UPH da Zona Leste visto que envolve aditivo no convênio com o BOS (Banco de Olhos de Sorocaba), que administra a unidade. “Vamos cobrar e acompanhar. Não se pode usar medidas diferentes para casos semelhantes. É o mínimo de respeito que tem de ser dado aos pacientes que esperam por horas em observação e que ainda estão sujeitos à transferência”, finaliza Dini.

Veja também

Fernando Dini recebe comandante do 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros

O capitão Kleber do Vale, comandante do 1º Subgrupamento do 15º Grupamento do Corpo de ...

Deixe uma resposta