Home / Notícias / Em resposta a Dini, prefeitura diz estudar uso de medicação para infarto em unidades de urgência e emergência

Em resposta a Dini, prefeitura diz estudar uso de medicação para infarto em unidades de urgência e emergência

Em resposta a um requerimento do vereador Fernando Dini (MDB), a prefeitura, através da Secretaria de Saúde, afirmou que já está em estudo o uso de trombolíticos – medicamento para IAM (Infarto Agudo do Miocárdio) – em unidades de saúde de urgência e emergência em Sorocaba, incluindo as unidades móveis.

Atualmente, a medicação está disponível apenas na UPH (Unidade Prés-Hospitalar) da Zona Leste e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Éden, que são terceirizadas e administradas pelo BOS (Banco de Olhos de Sorocaba). “Estamos realizando estudos através de levantamento bibliográfico e estudos de caso, bem como as portarias do Ministério da Saúde para que a realização da droga trombolítica possa ser realizada de modo seguro e dentro das normas estabelecidas, para ampliar em outras unidades de saúde”, citam em resposta.

Ao parlamentar, a Secretaria de Saúde afirma que está em fase final também de validação pela DRS (Departamento Regional de Saúde) um novo fluxo de encaminhamento hospitalar dos pacientes com IAM, inclusive contemplando o novo Hospital Regional.

AVC A Secretaria de Saúde informou ainda que está em fase final de validação do protocolo de atendimento ao paciente com AVC (Acidente Vascular Cerebral) com o hospital. “Este protocolo que deverá ser implantado na atenção básica, serviço de urgência e emergência e hospitalar, que envolverá os três níveis de atenção. A elaboração e revisão dos Protocolos e Diretrizes Clínicas está sendo realizada por um grupo técnico, sendo composto por integrantes de todas as unidades de urgência e emergência, bem como dos hospitais conveniados com a Secretaria de Saúde”, encaminha o Executivo, através de resposta ao requerimento.

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta