Home / Dini solicita informações sobre residências terapêuticas em Sorocaba

Dini solicita informações sobre residências terapêuticas em Sorocaba

O vereador Fernando Dini (PMDB) está solicitando informações da prefeitura de Sorocaba com relação ao funcionamento das residências terapêuticas existentes na cidade.

Após receber denúncias sobre algumas delas, como uma existente no Jardim Prestes de Barros, o vereador quer saber como é a atual estrutura das residências terapêuticas e qual o tratamento está sendo dispensado aos pacientes atendidos.

Alguns dos vídeos encaminhados ao vereador, mostram pacientes de uma casa terapêutica gritando, xingando e tomando posturas violentas no portão da casa, tanto durante o dia, quanto durante a noite. “Os moradores nos procuraram porque estão receosos quanto à segurança que eles têm. Já do outro lado, estão pacientes que, em todo esse caso, são as verdadeiras vítimas da situação. Eles precisam de um tratamento adequado, que busquem a sua resocialização e não a perturbação como pudemos comprovar nos vídeos”, explica.

Dini também quer saber se existe um profissional especializado que faz a triagem e o acompanhamento dos pacientes que são encaminhados para as residências terapêuticas. “A impressão que temos, após as denúncias que recebemos, é de que pode não estar havendo essa seleção, o que torna quase impossível a missão dessas residências, na busca pela sua autonomia e convívio em sociedade. Nos vídeos não aparece um responsável sequer para amparar esses pacientes”, finaliza.

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta