Home / Notícias / Dini solicita informações sobre plano de saneamento básico e controle social

Dini solicita informações sobre plano de saneamento básico e controle social

O vereador Fernando Dini (PMDB) está solicitando informações à prefeitura sobre o saneamento básico e controle social que é desenvolvido em Sorocaba.

O objetivo é verificar e fiscalizar se a administração municipal está se desenvolvendo de forma sustentável e oferecendo o serviço adequado de abastecimento de água, limpeza urbana, coleta de lixo, esgotamento sanitário e drenagem urbana. “Alguns bairros ainda não contam com todos esses serviços. Daí parte a importância do requerimento. Quando eles terão direito ao saneamento básico? A administração municipal está pronta hoje para construir novos núcleos de moradia, atendendo a todos esses requisitos?”, questiona o vereador.

Dini ainda pergunta sobre o andamento das obras que estejam sendo realizadas para esse fim e as ações que estão sendo realizadas para combater as prováveis deficiências. “Queremos saber quais foram, nos últimos dois anos, as obras realizadas para a ampliação progressiva do acesso de todos os munícipes ao saneamento básico, para quando está previsto seu término, qual o aporte financeiro e quem financiou a obra.”

Fernando Dini ainda questiona se há um estudo ou ação à região metropolitana para o plano de saneamento básico, em especial para o abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. “É necessária a criação de metas, programas, projetos e ações para atingir objetivos de modo compatível com a região metropolitana e os respectivos planos plurianuais. Também queremos saber quando foi a última revisão do plano de saneamento básico do município.”

O vereador também pede por mais incentivo ao controle social dos planejamentos. “A participação popular precisa ser estimulada na elaboração desses planos e projetos, como por exemplo, com a realização de audiências públicas”, finaliza Dini.

Veja também

Aprovado em 1ª votação, Projeto de Lei visa legalização de construções irregulares

Foi aprovado, por unanimidade, na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, Projeto de Lei ...

Deixe uma resposta