Home / Notícias / Dini faz visita surpresa à creche e pede melhorias para atendimento às crianças

Dini faz visita surpresa à creche e pede melhorias para atendimento às crianças

O vereador Fernando Dini (PMDB) fez uma visita surpresa ao Centro de Educação Infantil “Monsenhor Antônio Simon Sola” (CEI 62), na Vila Barcelona, Zona Leste de Sorocaba. Na oportunidade, Dini pôde observar os principais problemas pelos quais a unidade de ensino passa e suas prováveis soluções.

Uma das principais reclamações é com o número da relação de adultos/profissionais hoje encontrado nas escolas. O ideal, segundo as informações passadas seria de 140 crianças. Hoje, porém, a escola possui 150 crianças. Muitas delas devido às execuções judiciais. “Para cuidar desse contingente existiriam apenas sete professores e 24 auxiliares”, diz o vereador.

Quando ocorre da falta de um profissional, não existiria a possibilidade de substituição. “Por exemplo, existiriam dois auxiliares que trabalhariam na escola. Um foi exonerado e outro está de licença maternidade. Nenhum dos dois teriam sido repostos”, relata o parlamentar.

Devido a essa falta de profissionais, as crianças do berçário e a creche 2b, que são do período integral, precisam ser dispensadas às 13h. “Há uma insegurança dos professores, que estão sobre pressão e preocupados, devido à grande quantidade de crianças e o risco de se machucarem”, explica o vereador.

Outro ponto levantado foi com relação à manutenção feita pela prefeitura na creche. Segundo as informações passadas ao vereador, a escola receberia R$ 750 por mês para cuidar dos reparos. “A verba, segundo os funcionários, é baixa para realizar a manutenção mensal e há muito a ser feito, como o reparo do filtro central que está com defeito e estaria tratando de forma deficiente a água que chega à creche”, diz Dini.

Ainda existem outros problemas estruturais, como a secretaria, que fica sem qualquer divisória, junto ao pátio de alunos; o piso do banheiro precisa ser trocado, pois seria escorregadio quando molhado; a grama sintética do playground também precisa ser trocada e os brinquedos substituídos ou consertados; tanque de areia estaria com a validade vencendo; toldos do playground estariam velhos e precisando de troca; e solário foi reformado, mas toldos não cobrem a área onde ficam as crianças, impossibilitando que brinquem durante quase todo o dia. “Estamos elaborando um requerimento e acionaremos a prefeitura para que as medidas cabíveis sejam tomadas o quanto antes”, finaliza o vereador.

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta