Home / Notícias / Dia Mundial de Combate a violência contra o idoso tem ações em Sorocaba

Dia Mundial de Combate a violência contra o idoso tem ações em Sorocaba

O Dia Mundial de Combate a Violência Contra o Idoso, lembrado todos os anos no dia 15 de junho, terá várias atividades no Clube do Idosono Pinheiros, a partir das 8h30 desta segunda-feira (16).

A ideia é conscientizar a população e levar informações às famílias que convivem com os idosos sobre o problema da violência. O Conselho Municipal do Idoso tem como objetivo assegurar os direitos e as condições necessárias ao pleno exercício da cidadania às pessoas da terceira idade, atendendo a denúncias de abuso ou maus-tratos contra essa parcela da população. “O que temos que ter em mente é que esse combate não deve ser apenas em um dia alusivo, mas todos os dias do ano. Temos de denunciar qualquer tipo de violência contra os idosos pelo 181 ou pelo Centro de Referência do Idoso”, diz o vereador e presidente da Comissão de Educação, Juventude e Pessoa Idosa, Fernando Dini (PMDB). O telefone do Centro e do Clube do Idoso é 3233-9014.

As pessoas que forem ao Clube do Idoso, poderão participar de macro ginástica, dança circular e assistir ao filme “Um Doce de Mãe”, seguido por uma roda de conversa com sócios do Clube do Idoso e adolescentes das unidades do Território Jovem, além de conferir uma apresentação de dança.

Quem for à unidade, também poderá obter informações jurídicas com uma equipe da Universidade de Sorocaba (Uniso) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de informações com a equipe do Centro de Referência do Idoso e do Conselho Municipal do Idoso.

Além disso, será realizada uma oficina de artesanato do Sesi e a oficina do projeto Pintura Solidária. Também no local, a Secretaria da Saúde (SES) fará aferição de pressão arterial e de glicemia dos interessados. 

A data foi instituída pela Lei Municipal nº 10.038, de 18/4/2012 e marca também Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência a Pessoa Idosa.

O Clube do Idoso está localizado ao lado do Centro Esportivo “André Matiello”, em Pinheiros. Segue abaixo a programação do evento:

Atividades internas

8h às 8h30 – Macro ginástica
8h30 às 16h – Oficina da Unip
9h às 9h30 – Macro ginástica
10h – Abertura 
10h15 às 11h – Dança circular
14h às 15h – Cinema “Um Doce de Mãe” e roda de conversa com os idosos e os adolescentes do Território Jovem
15h30 às 16h – Apresentação de dança

Atividades externas

8h30 às 16h – Aferição de pressão e glicemia (Secretaria da Saúde)
8h30 às 11h30 – Oficina de artesanato (Sesi)
8h30 às 16h – Informações jurídicas (OAB e Uniso)
8h30 às 12h – Informações sobre o Centro de Referência do Idoso e Conselho Municipal do Idoso
14h às 16h – Oficina do Projeto Pintura Solidária

Fonte: Secom

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta