Home / Notícias / Desfile dos Tropeiros acontece no domingo em Sorocaba

Desfile dos Tropeiros acontece no domingo em Sorocaba

A população pode prestigiar neste domingo (26), a partir das 9h, o tradicional Desfile dos Tropeiros em Sorocaba. A saída da tropeada será do CT Sônia Fernandes, localizado na rua Antônio Aparecido Ferraz, 945, no Parque Santa Isabel, com destino ao Monumento ao Tropeiro, em frente à Santa Casa de Misericórdia, onde o grupo receberá a benção.

A atração integra a programação da 52ª Semana dos Tropeiros, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), que tem como objetivo celebrar a cultura tropeira e reforçar a sua importância na história da cidade.

A comitiva é formada por pessoas vindas de Piedade, Pilar do Sul, Itararé, Itapeva, entre outros municípios. Os tropeiros chegarão em Sorocaba no sábado (25), por volta de 14h, depois de 10 dias de viagem, vindos de Itararé. Eles farão o pouso no CT Sônia Fernandes.

No domingo, às 8h, será a concentração para o Desfile dos Tropeiros. Na sequência, às 9h, os cavaleiros e muladeiros vão sair do CT Sônia Fernandes e vão seguir pelas seguintes vias: avenida Luiz Mendes de Almeida, Largo do Divino, avenida Armando Pannunzio, avenida General Carneiro, rua Moreira César, rua Cesário Mota, rua São Bento, rua XV de Novembro e avenida São Paulo, chegando no Monumento Tropeiro, repetindo o trecho que era percorrido pelos tropeiros de séculos passados.

O Monumento ao Tropeiro foi oferecido a Sorocaba em seu 3º Centenário, pelo Conde Francisco Matarazzo Júnior, em reconhecimento a cidade que o acolheu e foi berço das grandes atividades industriais da família Matarazzo. Durante 150 anos, os tropeiros fizeram a ligação de Sorocaba com o Brasil, transportando mercadorias nos lombos dos animais e semeando cidades. Sorocaba, foi a sede dos tropeiros e das feiras de muares.

No retorno do desfile, eles passarão pela rua Padre Madureira, avenida Dom Aguirre, avenida Afonso Vergueiro, avenida General Carneiro, Largo do Divino, onde também receberão a benção, e avenida Luiz Mendes de Almeida.

Fonte: Secom

Veja também

Fernando Dini recebe comandante do 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros

O capitão Kleber do Vale, comandante do 1º Subgrupamento do 15º Grupamento do Corpo de ...

Deixe uma resposta