Home / Notícias / Deputado estadual sorocabano é homenageado em sessão solene na Câmara Municipal

Deputado estadual sorocabano é homenageado em sessão solene na Câmara Municipal

O deputado estadual Danilo Balas – que trabalha há 26 anos na área de segurança pública, primeiro como oficial da Polícia Militar e, posteriormente, como agente da Polícia Federal – foi homenageado com o Título de Cidadão Emérito pela Câmara Municipal de Sorocaba, em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira, 31. A iniciativa da homenagem foi do vereador Fernando Dini (MDB), presidente da Casa, que ressaltou os relevantes serviços prestados pelo parlamentar a Sorocaba. Danilo Balas integra os quadros do PSL (Partido Social Liberal).

Além de Dini, a mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, Antonio Marcos Mariano, representando a prefeita Jaqueline Coutinho; subcomandante geral da PM de São Paulo, coronel Fernando Alencar Medeiros; comandante do CPI-7, coronel Cerqueira Leite; comandante do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Miguel Ângelo Campos; delegado-chefe da Polícia Federal em Sorocaba, Rogério Giampaoli; e o prefeito de Araras, Rubens Franco Júnior. O evento contou, ainda, com prefeitos, vereadores, promotores públicos, secretários municipais, entre outras autoridades, além de familiares do homenageado, entre eles, sua avó Célia Mascarenhas, de 96 anos.

“Bons princípios” – “É com alegria e a sensação do dever cumprido que reconhecemos o que Sorocaba tem de melhor. É dessa maneira que seguimos em frente, olhando novos horizontes e pleiteando uma sociedade mais justa, mais democrática e com bons exemplos”, afirmou Fernando Dini. “Estamos reunidos para uma justa homenagem a uma pessoa defensora dos bons princípios, do auxílio ao próximo, que age diretamente no combate ao crime. São 25 anos de vida dedicada à segurança pública e sabemos que isso não é nada fácil”, afirmou.

Fernando Dini destacou que a decisão de ingressar na política por parte de Danilo Balas decorreu de seu inconformismo em ver que muitos corruptos, ao fraudarem licitações públicas, se vangloriavam de que o Brasil é o país da impunidade. “É o mesmo sentimento que me toca. Precisamos fazer algo diferente para mudar o futuro de nossos filhos, de nossos netos, de nosso país. Temos o nosso quinhão de responsabilidade. Basta querer, basta acreditar”, enfatizou o presidente da Casa, destacando o empenho do homenageado nas boas causas em prol do bem comum. Dini destacou que, dos mais de 38 mil votos que Danilo Balas obteve, mais de 12 mil votos foram de Sorocaba.

Em agradecimento à homenagem, Danilo Balas afirmou: “É com muito orgulho que recebo esse título da minha querida Sorocaba, minha cidade natal, onde fui criado e onde vivo com minha família. Família que, sem dúvida, é o bem mais precioso que um ser humano pode ter. Sem ela não há rumos a construir, não há planos nem sonhos a realizarem-se”. O homenageado ressaltou seu respeito por todos os seus colegas de trabalho tanto na Polícia Federal quanto na Polícia Militar. O deputado destacou emendas que apresentou em favor de várias instituições, como Gpaci e Banco de Olhos, além de diversas prefeituras.

O homenageado – Danilo Mascarenhas de Balas nasceu em Sorocaba em 1976. Aos 17 anos, ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, em São Paulo, com o objetivo de trilhar a carreira militar, inspirado em seu avô materno, Major Mascarenhas, que o criou após o falecimento de sua mãe. Formou-se Aspirante Oficial em 1997 e iniciou sua carreira no patrulhamento ostensivo na Zona Sul de São Paulo. Formado em Educação Física, concluiu especialização em Fisiologia do exercício na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Foi instrutor na Polícia Militar de São Paulo e é instrutor da Academia Nacional de Polícia.

Também graduado em Direito pela Uniban, ingressou, mediante concurso público, nos quadros da Polícia Federal, como Agente Federal, iniciando sua nova carreira em 2005, na fronteira do Brasil com a Bolívia. Em 2007, atuou no Comando de Operações Táticas da Unidade de Elite da Polícia Federal em Brasília. É casado com a agente federal Fernanda Balas, com quem tem uma filha.

Trabalha há 26 anos na área de segurança pública, tendo atuado em 25 estados do Brasil, combatendo o tráfico de drogas e armas, tráfico de pessoas e diversos crimes que ameaçam a população. Em 2011, voltou para Sorocaba onde atua na Delegacia da Polícia Federal, responsável por 48 municípios, inclusive pela Região Metropolitana de Sorocaba. Nas eleições de 2018, foi eleito deputado estadual pelo PSL (Partido Social Liberal) com 38.661 votos recebidos em 498 cidades do Estado de São Paulo.

Em seis meses de atuação, já apresentou 48 proposituras na Assembleia Legislativa e participa de várias comissões, tendo como bandeiras de seu mandato segurança pública, saúde, educação e meio ambiente. Danilo Balas também destinou, através de emendas parlamentares, cerca de R$ 1 milhão para diversos municípios do interior paulista, entre eles, Sorocaba e Araras.

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET; e Canal 9 da Vivo) e poderá ser vista na íntegra no portal da Casa e através de suas redes sociais.

Check Also

Fernando Dini participa da entrega de novas viaturas da GCM

A Prefeitura realizou, na manhã desta quinta-feira (14), na Praça Coronel Fernando Prestes, a cerimônia ...

Deixe uma resposta