Home / Notícias / Defesa Civil aumenta campanha de prevenção e reforça as parcerias com Núcleos Comunitários

Defesa Civil aumenta campanha de prevenção e reforça as parcerias com Núcleos Comunitários

Aumentar a campanha de prevenção e reforçar as parcerias com os Nudecs (Núcleos Comunitários). É com esse objetivo que a Defesa Civil de Sorocaba lançou nesta quarta-feira (29), o Plano Verão 2017/2018. O evento ocorreu no Salão de Vidro do Paço Municipal. Este ano, dois novos núcleos, um na Vila João Romão e outro no Jardim Carandá, entraram para o grupo dos sete já existentes (Parque das Laranjeiras, Parque São Bento, Parque Vitória Régia, Jacutinga, Brigadeiro Tobias, Cajuru e Jardim Abaeté).

A vice-prefeita Jaqueline Coutinho lembrou do apoio dado à administração municipal não somente por parte da comunidade, como também de outros órgãos fundamentais, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra. “Essa união é importantíssima para que o serviço à população seja prestado da melhor forma possível. É somente com esse conjunto de forças que conseguiremos chegar aos bons resultados que projetamos”, diz.

O secretário de Segurança e Defesa Civil, Fernando Dini, citou a importância do apoio da população à campanha e ressaltou o trabalho que vem sendo desempenhado pela Defesa Civil, não só nesse período crítico, como durante todo o ano. “É um trabalho árduo, de atendimento e mapeamento. Em parceria com outras secretarias, já conseguimos, somente em 2017, tirar mais de 200 famílias dessas áreas de riscos, que foram transferidas para Conjuntos Habitacionais”, diz.

Já o coordenador geral da Defesa Civil, José Augusto de Barros Pupin, lembrou do aumento do número de Nudecs e a importância que eles terão no Plano Verão. “São agentes comunitários que fazem o primeiro atendimento à qualquer tipo de ocorrência que seja desencadeada por intempéries climáticas. Eles são os homens de frente da Defesa Civil, até que nossa equipe especializada chegue às áreas de risco”, explica.

O PLANO VERÃO – Criado para visar o acompanhamento das chuvas, previsão meteorológica e vistoria de campo, com o objetivo principal de proteger a população e evitar à ocorrência de prejuízo socioeconômico por meio de trabalho preventivo, o Plano Verão lançado nesta quarta-feira, vai do dia primeiro de dezembro ao dia 31 de março.

Durante esse período serão feitas coletas diárias de dados do nível de chuva dos postos pluviométricos da Estação de Tratamento de Água do Cerrado e Éden, Aterro Sanitário (Zona Industrial), empresa Júlio & Júlio (Bairro dos Morros), Lar São Vicente de Paulo (Jardim Betânia), Paço Municipal (Alto da Boa Vista) e Sorocaba Refrescos (Jardim Tatiana).

O nível do Rio Sorocaba é acompanhado através do videomonitoramento da régua instalada pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) na Praça Lions. Todos os dados pluviométricos serão utilizados para calcular o parâmetro acumulado de chuvas. O nível considerado de Alerta Máximo é superior a 60mm durante três dias.

DADOS ANTERIORES E PREVISÃO Nos quatro meses da campanha de 2015/2016, a Defesa Civil registrou 600 ocorrências. No Plano Verão de 2016/2017, houve o crescimento para 986 casos.

A previsão climática informada pelo Somar Meteorologia indica volume de chuva acima da média para dezembro, significando elevado risco de transtornos. Em 2018, apesar da persistência do padrão chuvoso, o volume esperado é mais próximo da média, podendo ser ligeiramente abaixo em janeiro e fevereiro e um pouco acima em março. Isso significa que nesses meses existirão mais dias com formação de pancadas isoladas de chuva que possuem intensidade forte e de curta duração.

CONTATOS E SMS – A comunicação de uma emergência pode ser feita através dos telefones emergenciais: 199 (Defesa Civil/Guarda Civil Municipal), 193 (Bombeiros), e 190 (Polícia Militar).

Nesta campanha, a Defesa Civil do Estado de São Paulo colocou em operação o Serviço de Notificação de Emergência via SMS (mensagem de texto). Para se cadastrar, basta a pessoa enviar o CEP da residência para o número 40199, que passará a receber notificações sobre situações iminentes de desastres, emergência e/ou estado de calamidade pública, em sua região.

ATUALIZAÇÃO E PLUVIÔMETROS – No primeiro semestre de 2018, Sorocaba também passará por uma atualização das áreas de risco do município e contará com 10 pluviômetros manuais. De imediato, subirá de seis a oito. No próximo ano, receberá mais dois.

ITUPARARANGA Durante o lançamento do Plano Verão 2017/2018, o gerente da empresa Votorantim Energia, Luiz Magalhães, fez uma palestra sobre o funcionamento da Represa Itupararanga. “O objetivo é de somar forças com a administração municipal, temos o nosso Plano Verão e também viemos desmistificar algumas situações, como as aberturas das comportas da represa, que não existem. A represa tem uma vazão através de um nível que, quando excedido, a água transborda para evitar o sobrecarregamento”, explica.

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta