O consumidor que se sentir lesado ou tiver dúvidas e reclamações em relação a algum bem, produto ou serviço, tem um instrumento virtual para conversar com a outra parte.
Lançada em 27 de junho de 2.014 pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) a plataforma consumidor.gov.br é um instrumento de diálogo e negociação entre consumidores insatisfeitos e empresas. Monitorada pelo Senacon, em parceria com o Ministério Público e unidades do Procon de todo país, a ferramenta é uma forma rápida de resolver conflitos de forma ágil e sem o desgaste que geralmente esse tipo de ocorrência gera se for conduzida por outros meios.
Em Sorocaba, o Procon local incentiva a utilização da plataforma como forma de desburocratizar o atendimento das reclamações e têm obtido ótimos resultados, tanto na adesão do sistema que em 2.015 recebeu 1.724 demandas e em 2.016 teve 4.429 registros; aumento de 156,90%. Nacionalmente o índice de resolutividade das ocorrências via sistema é de 80%. No município esse índice é mensurado somando os atendimentos presenciais e virtuais e chega a 83,77%. Para que exista essa relação entre as partes, é necessário que as empresas se cadastrem na plataforma do sistema, o que irá permitir todo um acompanhamento do desenvolvimento das demandas tratadas virtualmente.
A maior incidência de reclamações recebidas pelo Consumidor.gov.br tem sido de cobranças indevidas, cartões de créditos clonados produtos defeituosos, atrasos na entregas e outros elementos que ferem o Código de Defesa do Consumidor
Em Sorocaba, desde novembro de 2.016, após parceria da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG) com o Procon, as unidades das Casas do Cidadão abrigam equipamentos para os consumidores que não possuem internet em casa e que desejarem usar o serviço tenham acesso gratuito e orientado ao sistema.
Serviço:
Casas do Cidadão
Brigadeiro Tobias – Av. Bandeirantes, 4.155, Brigadeiro Tobias
Éden – Rua Bonifácio de Oliveira Cassu, 180, Éden
Ipanema – Av. Ipanema, 3.349, Vila Helena
Ipiranga – Rua Estado de Israel, 424, Jd. Ipiranga
Itavuvu – Av. Itavuvu, 3.415, Parque das Laranjeiras
Nogueira Padilha Av. Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência