Home / Notícias / Consumidor tem mecanismo de diálogo direto com empresas para reclamar

Consumidor tem mecanismo de diálogo direto com empresas para reclamar

O consumidor que se sentir lesado ou tiver dúvidas e reclamações em relação a algum bem, produto ou serviço, tem um instrumento virtual para conversar com a outra parte.

Lançada em 27 de junho de 2.014 pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) a plataforma consumidor.gov.br é um instrumento de diálogo e negociação entre consumidores insatisfeitos e empresas. Monitorada pelo Senacon, em parceria com o Ministério Público e unidades do Procon de todo país, a ferramenta é uma forma rápida de resolver conflitos de forma ágil e sem o desgaste que geralmente esse tipo de ocorrência gera se for conduzida por outros meios.

Em Sorocaba, o Procon local incentiva a utilização da plataforma como forma de desburocratizar o atendimento das reclamações e têm obtido ótimos resultados, tanto na adesão do sistema que em 2.015 recebeu 1.724 demandas e em 2.016 teve 4.429 registros; aumento de 156,90%. Nacionalmente o índice de resolutividade das ocorrências via sistema é de 80%. No município esse índice é mensurado somando os atendimentos presenciais e virtuais e chega a 83,77%. Para que exista essa relação entre as partes, é necessário que as empresas se cadastrem na plataforma do sistema, o que irá permitir todo um acompanhamento do desenvolvimento das demandas tratadas virtualmente.

A maior incidência de reclamações recebidas pelo Consumidor.gov.br tem sido de cobranças indevidas, cartões de créditos clonados produtos defeituosos, atrasos na entregas e outros elementos que ferem o Código de Defesa do Consumidor

Em Sorocaba, desde novembro de 2.016, após parceria da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG) com o Procon, as unidades das Casas do Cidadão abrigam equipamentos para os consumidores que não possuem internet em casa e que desejarem usar o serviço tenham acesso gratuito e orientado ao sistema.

Serviço:

Casas do Cidadão

Brigadeiro Tobias – Av. Bandeirantes, 4.155, Brigadeiro Tobias

Éden – Rua Bonifácio de Oliveira Cassu, 180, Éden

Ipanema – Av. Ipanema, 3.349, Vila Helena

Ipiranga – Rua Estado de Israel, 424, Jd. Ipiranga

Itavuvu – Av. Itavuvu, 3.415, Parque das Laranjeiras

Nogueira Padilha Av. Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta