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Confira como manter o colesterol sobre controle

O colesterol está hoje em dia na lista de preocupações com a saúde de muita gente. Vamos entender de maneira simples: o colesterol está presente em nosso corpo e controlá-lo é fundamental para a boa saúde do organismo. Além de tudo, ele é fundamental na produção de algumas substâncias das quais o correto funcionamento do organismo depende.

colesterol é transportado no sangue por “pacotes” chamados lipoproteínas. Há diversos tipos de lipoproteínas. Uma delas é oHDL (lipoproteína de alta densidade), também chamada de colesterol “bom”. Já o LDL (lipoproteína de baixa densidade) é o chamado “mau” colesterol, pois pode se depositar nas artérias, aumentando o risco de doenças vasculares. É justamente quando o LDL está elevado que se diz que uma pessoa tem “colesterol alto”.

Confira abaixo, algumas dicas simples de a+ Medicina Diagnóstica para manter o colesterol sob controle:

  • Fracionar a alimentação ao longo do dia: consumi-la em volumes menores e em maior número de refeições
  • Antes de comprar um produto, leia o rótulo e evite aqueles que têm gorduras saturadas (que podem aparecer com o nome de gordura vegetal hidrogenada ou gordura trans)
  • Para o consumo de leite e derivados, opte pelos desnatados ou light
  • Aumentar o consumo de fibras: verduras, legumes, grãos integrais e leguminosas
  • Incluir oleaginosas (nozes e amêndoas) como parte do padrão alimentar
  • Reduzir o consumo de carnes gordas. Prefira os pescados
  • Controlar o consumo de ovo (gema), frituras e café expresso
  • Evitar a manteiga e os queijos amarelos e os substituir por margarina contendo fitoesteróis ou por queijos magros, como cottage e ricota
  • Quem fuma, deve rever urgentemente esse hábito, já que o cigarro agrava intensamente os efeitos danosos do colesterol
  • Incluir a atividade física na rotina é fundamental

Peso adequado também contribui para a prevenção?

Ter um peso considerado adequado é um dos fatores que ajudam no controle do colesterol. Os indivíduos adultos podem identificar se seu peso está adequado usando o Índice de Massa Corporal (IMC).

Fonte: A mais saúde

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