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Confira 9 dicas para acordar e levantar da cama bem disposto

Como diz o ditado, “se você não pode vencer o inimigo, junte-se a ele”. E esse é um caso em que não temos pra onde correr, pois a única forma de acordarmos descansados e bem dispostos no dia seguinte é dormindo por tempo suficiente e garantindo uma boa qualidade do sono. Confiram nove dicas abaixo para acordar e levantar da cama bem disposto.

1) Controle o horário para dormir

Como já disse, temos que dormir em quantidade suficiente e se não podemos (e nem devemos) adiar nosso horário de levantar, temos que ir dormir num horário conveniente.

Caso tenha inicialmente dificuldade em pegar no sono, seja insistente, pois horário de dormir me parece questão de costume. Por outro lado, se tiver dificuldade para deitar-se, você pode colocar despertadores para lhe avisar que está chegando a hora de dormir, espalhar papéis com o horário de dormir pela casa, avisar aos parentes para lhe ajudarem ou até mesmo prometer um prêmio a si mesmo caso vá dormir no horário todos os dias da semana (ou do mês, para não ficar muito caro). Vale quase tudo para ir dormir no horário certo!

Descubra quanto tempo você leva para tomar banho, escovar dentes e se preparar para dormir e defina um horário para estar na cama. Se pretende deitar às 22h e precisa de 20 minutos para preparar-se, você pode colocar um despertador às 21h40min ou 21h30min para ter um tempo de folga. Essa mesma técnica pode ser usada para regrar o horário de jantar, de forma que não dê o horário de se preparar para dormir e ainda nem tenha jantado. Só tome cuidado para não virar um obsessivo!

2) Evite refeições pesadas e cafeína antes de dormir

As refeições pesadas devem ser evitadas no período antes de dormir, pois a difícil digestão delas prejudicará o seu sono. A cafeína tem um efeito estimulante que dificultará você a adormecer, podendo até a provocar insônia. Vale lembrar que não apenas o café tem cafeina, mas também o chá preto, refrigerantes de coca ou guaraná, bebidas energéticas e até o chocolate.

3) Planeje o que fará ao acordar

Essa dica é bastante discutível, mas eu acredito no resultado dela. Antes de dormir, pense o que você fará ao acordar e que horas exatamente você precisa estar de pé. Saiba exatamente o motivo que lhe fará acordar, separe o material que irá estudar ou provas que resolverá pela manhã e deixe-os em cima da mesa.

Olhe na cozinha o que irá comer no café da manhã ou até mesmo separe a roupa que vestirá assim que acordar. Parecem atitudes malucas, mas já dão um sentimento de que você iniciou o seu dia e partir do zero é sempre desanimador.

4) Certifique-se da qualidade do seu colchão e travesseiro

Para dormir bem e não acordar com dores pelo corpo, coluna e pescoço, você deve prestar atenção no seu colchão e travesseiro. No caso dos colchões de espuma, você deve observar se a densidade dele está compatível com o seu peso e altura, você encontra uma tabela com esses valores no site do Inmetro ou pode usar uma calculadora.

Já os colchões de mola não tem densidade e todos devem adequar-se às pessoas de até 150kg. Para prolongar a vida útil do seu colchão, faça rodízio mensalmente rotacionando o lado da cabeceira para o lado do pé, isso é importante para reduzir a deformação causada pelo peso do nosso tronco.

Agora sobre o travesseiro, veja se o seu tem as características compatíveis com a posição que você costuma dormir. E por último, atenção: tanto seu colchão quanto seu travesseiro inevitavelmente precisam ser trocados de tempos em tempos!

5) Fique de olho na sua saúde

Obesidade, fumo, sedentarismo e abuso do álcool são apenas alguns exemplos de problemas de saúde que podem atrapalhar o seu sono. Se você costuma acordar demais durante a noite, considere mudar seus hábitos e de preferência procurar um médico.

6) Deixe a cortina aberta

Caso acorde próximo do horário em que o sol nasce, deixe a cortina ou parte dela aberta. É impressionante como a luz tem o poder de te despertar naturalmente, não dando aquele peso nos olhos ou até mesmo dor de cabeça de quando acordamos muito antes do que gostaríamos.

7) Posicione seu despertador estrategicamente

Essa é uma dica clássica. Coloque seu despertador distante da sua cama. Assim, você terá que se levantar para desligá-lo e a chance de ficar consciente e não voltar a dormir é maior. No meu caso levantar da cama não é suficiente para me acordar, então além de colocá-lo distante, eu também mudo ele de posição a cada noite. Dessa forma, eu demoro a encontrá-lo (principalmente porque não estarei de óculos ao acordar) antes de desligá-lo. O que aumenta a minha chance de adquirir consciência e não voltar pra cama.

8) Programe diversos horários no despertador

Outra dica muito comum é programar diversos horários consecutivos para o despertador. Não consigo viver sem isso, mesmo indo dormir cedo, tenho medo de que falharei no ato de acordar.

Então sempre programo quantos despertadores minha paciência antes de dormir permitir, com intervalos de 3, 5 e 10 minutos entre eles. Muitas pessoas gostam de colocar o despertador antes do horário que deveria realmente acordar só para pensar “ahh que delícia! Ainda tenho 30 minutos!”.

9) Compre outro despertador

Se mesmo utilizando todas as técnicas anteriormente mencionadas você ainda não conseguiu adquirir o hábito e acordar cedo, acho que chegou a hora de jogar pesado. Só lhe falta comprar um despertador que fuja de você! Existem robôs que rolam e helicópteros que voam pelo quarto para que você tenha que correr atrás deles para desligá-los. Outra opção são aqueles velhos despertadores de corda, mas cuidado que eles costumam ser muito barulhentos até quando não estão despertando.

Agora é só se planejar para uma boa noite de sono!

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