Home / Notícias / Confira 20 curiosidades sobre saúde!

Confira 20 curiosidades sobre saúde!

Porque choramos ao descascar cebola? Será que comer banana realmente ajuda a evitar cãibras? Afinal, qual a verdadeira causa do soluço? Sem dúvida, o corpo humano é cheio de mistérios. Mas acredite, há explicação para qualquer ação e reação que produzimos. Veja algumas dessas curiosidades!

1 O QUE CAUSA O SOLUÇO?

O soluço é um problema ligado ao sistema nervoso e pode ser gerado por vários motivos bem diferentes, como por exemplo, a ingestão de bebidas com gás, mudanças súbitas de temperatura, depressão e até pneumonia. O tipo mais comum de soluço, que passa depois de alguns minutos, é causado por uma irritação no nervo frênico, responsável pelo movimento do diafragma, músculo que controla nossa respiração. Assim, quando o estômago fi ca cheio, esse nervo é pressionado e a reação do diafragma é se contrair. Dessa forma, a laringe, que fi ca na garganta, bloqueia o ar que vai da boca para os pulmões e faz com que as cordas vocais vibrem. Isso também explica porque costumamos beber água ou prender a respiração quando estamos com soluço. São formas de fazer o diafragma voltar ao seu ritmo normal.

2 COMER BANANA AJUDA A EVITAR CÃIBRAS?

A cãibra é uma contração involuntária e dolorosa dos músculos, que pode durar segundos ou, em casos mais raros, alguns minutos. Muitas pessoas acreditam que a melhor maneira para evitá-las é ter uma dieta rica em bananas e potássio, mas, isso não pode ser seguido à risca. De fato, a falta de potássio pode até causar cãibras, mas seu principal sintoma é fraqueza ou paralisia dos músculos. Por isso, ter uma alimentação balanceada em cálcio e magnésio é mais relevante para prevenir esses espasmos.

3 POR QUE SENTIMOS MAIS FOME NO FRIO?

É só o inverno chegar que passamos a sentir mais fome que o normal. Isso acontece porque durante as estações mais frias do ano, o corpo precisa trabalhar mais para produzir calor e manter a temperatura interna na casa dos 37°. Esse gasto de energia causa sensação de fome, já que precisamos ingerir mais calorias para compensar o trabalho extra. O problema, porém, é que a maioria das pessoas opta por alimentos ricos em açúcar e gordura e se depara com quilos a mais quando o frio acaba.

4 POR QUE SENTIMOS O OLHO PULSAR ÀS VEZES?

Sentimos o olho pulsar por uma contração involuntária no músculo da pálpebra, chamada de Blefaroespamo. Funciona como se fosse uma cãibra. Essa reação pode surgir por cansaço, estresse, consumo excessivo de cafeína ou pouca lubrificação no globo ocular. O tremor costuma passar sozinho, mas é possível amenizá-lo com uma massagem leve nos olhos e repouso das pálpebras.

5 POR QUE A PICADA DE PERNILONGO COÇA?

Sentir coceira após ser picado por um inseto é uma reação alérgica do organismo para proteger o corpo. Quando o pernilongo pica, libera anticoagulante, saliva e outras substâncias. Como reação, o corpo libera histamina, uma substância que causa vermelhidão, mas aumenta as células que protegem o local. O problema é que essa substância causa coceira e em alguns casos é preciso tomar um anti-histamínico para controlá-la.

6 POR QUE FICAMOS ARREPIADOS?

O arrepio é uma reação do organismo e acontece normalmente quando estamos com frio ou medo. No caso do frio, o arrepio é consequência das contrações musculares e ajuda a evitar a perda de calor do corpo. Assim, os pelos ficam erguidos e funcionam como isolante térmico. Já no caso do medo, o arrepio é uma herança dos tempos primitivos. Toda vez em que um animal se sente ameaçado, seu sistema nervoso entra em ação, deixando os pelos eriçados para mostrar para ao seu oponente que é maior e mais forte do que ele imagina.

7 POR QUE ESPIRRAMOS?

Espirrar nada mais é que um ato involuntário, com jato de ar bem forte, que pode chegar a 150 km/h. O espirro tem a função de expelir qualquer sujeira que estiver irritando o nariz. Por isso, mesmo que às vezes você queira prender o ar para ão fazer barulho em público, nem sempre é possível. Quando uma poeira ou fumaça entra no nariz, o cérebro interrompe a respiração normal, faz todos os músculos ligados à respiração se contraírem e empurra o ar para fora com toda força. Para que saia com mais pressão, o ar dos pulmões é bloqueado pela glote no início do espirro e liberado em seguida.

8 POR QUE O CABELO FICA BRANCO?

Os fios de cabelo se despedem da cor original e se tornam brancos assim que os melanócitos, células localizadas na raiz dos fios, começam a perder a capacidade de produzir melanina. Vale lembrar que a melanina é a pigmentação responsável pela coloração dos cabelos e sua produção cai por vários fatores, como mudanças hormonais e envelhecimento.

9 POR QUE OS DEDOS FICAM ENRUGADOS NA ÁGUA?

Quem nunca ficou com a pele enrugada após sair da piscina ou tomar um banho quente? Isso acontece porque a epiderme, camada de pele que fica em contato com o meio externo, é composta por queratina, uma proteína que forma uma barreira de proteção contra umidade e bactérias. No entanto, quando os dedos fi cam muito tempo em contato com a água, a epiderme, que é bastante permeável, fica encharcada e a pele incha.

10 POR QUE PISCAMOS?

Piscar é uma forma de proteger e lubrificar os olhos. O corpo produz uma lágrima lubrifi cante e as pálpebras abrem e fecham de 15 a 20 vezes por minuto para espalhar esse líquido por toda a região ocular. Normalmente, piscar é um ato involuntário e serve como reflexo para proteger a córnea de sujeiras e agentes externos, como poeira ou fumaça.

11 POR QUE SALIVAMOS QUANDO SENTIMOS VONTADE DE COMER ALGUMA COISA?

Comer é um prazer. Afi nal, quem nunca fi cou com água na boca ao ver um bolo de chocolate? Quando salivamos diante de um prato saboroso é uma maneira de preparar o corpo para a digestão. Dessa forma, a partir do momento em que você observa e sente o cheiro da comida, o cérebro fi ca em alerta e manda um estímulo que aciona as glândulas salivares, responsáveis por decompor os alimentos.

12 POR QUE SAEM LÁGRIMAS DOS OLHOS QUANDO DESCASCAMOS CEBOLA?

A cebola libera alguns gases quando cortada. Esses gases entram em contato com a água dos olhos e provocam sensação de ardência no globo ocular. Para se defender da irritação, as glândulas lacrimais são ativadas, lavam os olhos e removem essas substâncias. Vale lembrar que, nesses casos, a dica é descascar as cebolas dentro de uma vasilha com água para impedir que os gases viagem pelo ar.

13 POR QUE BOCEJAMOS QUANDO VEMOS OUTRA PESSOA BOCEJAR?

Não se sabe ao certo porque bocejamos, mas a teoria mais aceita é que essa é uma forma de capturar mais oxigênio e aumentar a frequência cardíaca. Por isso, o bocejo é uma ação involuntária do organismo para despertar ou fazer com que o corpo entre em alerta. Mas afinal, por que bocejamos quando vemos outra pessoa fazendo o mesmo? Normalmente, isso acontece porque estamos vivendo uma situação parecida com a primeira pessoa que bocejou. Assim, ao ver alguém fazer este ato, nosso cérebro percebe que também precisa ficar em alerta e repete a ação.

14 POR QUE FECHAMOS OS OLHOS PARA ESPIRRAR?

O espirro serve para eliminar qualquer sujeira que estiver no nariz com um jato forte de ar. Quando ele acontece, gera impulsos motores que contraem vários músculos do corpo, inclusive o orbicular, que fica na pálpebra e é responsável pelo abrir e fechar dos olhos. Por isso, é impossível espirrar com os olhos abertos, já que esse é um movimento involuntário do corpo.

15 POR QUE NÃO NOS LEMBRAMOS DE QUANDO ÉRAMOS BEBÊ?

Por mais que seja uma fase importante na vida, não conseguimos lembrar dos meses que passamos no útero, tampouco de quando éramos bebê. Isso acontece porque até os dois anos e meio de idade nossa memória está em formação e, por mais que passamos por situações extremamente boas ou ruins, não conseguimos recordar. A memória ainda não está completamente desenvolvida, a ponto de poder reter informações da vida intrauterina e da primeira infância.

16 POR QUE O CORAÇÃO FICA ACELERADO EM SITUAÇÕES DE PÂNICO?

Quando sentimos medo ou passamos por uma sensação de pânico, nosso coração dispara porque o organismo libera hormônios como a adrenalina e a dopamina, que ativam o sistema nervoso. Essa descarga de adrenalina é responsável pela aceleração dos batimentos cardíacos e tremores.

17 POR QUE MULHERES GRÁVIDAS TÊM DESEJO?

As mulheres grávidas não têm desejo. O que pode acontecer é uma mudança na alimentação. Na maioria das vezes estes desejos são movidos por questões emocionais ou mesmo por brincadeiras. A mulher pode ter de fato alteração do paladar, preferindo alimentos que antes não gostava e rejeitando alimentos que sempre gostou.

18 POR QUE OS HOMENS NÃO TÊM CELULITE?

Ainda que as mulheres lutem com todas as forças contra a celulite, esse problema raramente atinge o corpo masculino. E isso acontece por conta das diferenças hormonais. As mulheres liberam estrogênio, hormônio que faz a gordura se concentrar nos quadris e coxas e provoca a retenção de líquidos. Como os músculos são mais fortes nessa região, os furinhos costumam surgir. Por outro lado, os homens produzem testosterona, hormônio que faz a gordura se concentrar na região abdominal, onde a musculatura é menos firme e a celulite dificilmente aparece.

19 O QUE CAUSA AS OLHEIRAS?

Cansaço, noites mal dormidas ou fatores hereditários podem causar olheiras, aquela camada escura que fica abaixo dos olhos e incomoda tanto as mulheres. Isso acontece porque abaixo da pálpebra inferior há uma camada de gordura que sustenta e mantém a pele esticada. No entanto, quando estamos cansados, essa camada diminui e a pele fica ligeiramente enrugada, o que deixa a região mais escura e causa as olheiras.

20 POR QUE AS MULHERES TÊM TPM?

Não há dúvidas de que as mulheres ficam mais sensíveis antes de menstruar. As mudanças hormonais e externas influenciam nesse comportamento. Ainda é um mistério esta razão da existência da tensão pré-menstrual. Acredita-se que exista uma relação com questões hormonais, meio social e profissional e predisposição pessoal. O conjunto de situações mais estressantes neste período pré-menstrual pode acentuar a TPM.

Fonte: Terra

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta