Home / Notícias / Comissão conclui que acidente da Arena causou prejuízo aos cofres públicos

Comissão conclui que acidente da Arena causou prejuízo aos cofres públicos

O vereador Fernando Dini (PMDB), presidente da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Arena Multiúso, informou na tarde desta segunda-feira, 14, que, valendo-se de laudo da Corregedoria Geral do Município, a comissão concluiu que a queda da cobertura metálica da arena, ocorrida há dois anos, causou danos ao erário.

O parlamentar detalhou que o prejuízo apurado até o momento é de R$ 1.674.506,37. Desse valor, 145 mil reais são referentes ao pagamento do laudo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). O restante refere-se à perda do prêmio de adimplemento, devido aos atrasos na entrega. Caso a obra fosse finalizada até o início da Copa do Mundo, a taxa de juros do financiamento realizado com o programa Desenvolve São Paulo seria de 2%; com o atraso, ela chegou a 8%.

Além disso, o presidente da comissão contou que os laudos do IPT comprovam que falhas no projeto e na execução da obra foram determinantes para a queda da cobertura metálica. “Está constatado que, se não fosse a ventania daquele dia, a cobertura iria ceder posteriormente, talvez em um dia em que o ginásio estivesse lotado, causando uma tragédia”, disse Fernando Dini.

O vereador informou ainda que encaminhou um requerimento ao Executivo solicitando informações concretas de quando será a entrega da arena, pois há duas equipes (de futsal e basquete) no município participando de competições nacionais e que precisam do local para sediar seus jogos. No requerimento, Dini questiona também se há um “plano B” caso o prazo tenha de ser prorrogado novamente.

Quanto ao prejuízo financeiro, o presidente da comissão informou que cabe agora à Prefeitura cobrar judicialmente ressarcimento por parte da empresa responsável pela construção.

Fonte: Secom/Câmara de Sorocaba

Veja também

Aprovado em 1ª votação, Projeto de Lei visa legalização de construções irregulares

Foi aprovado, por unanimidade, na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, Projeto de Lei ...

Deixe uma resposta