Home / Notícias / Começam atividades de férias nos parques da cidade

Começam atividades de férias nos parques da cidade

Com as mãos e camisetas sujas de tinta e sorriso no rosto, 40 crianças divididas em 4 grupos pintam um cartaz que representa a bandeira da equipe. Cada uma delas tem o nome de um animal: abelha Mandaçaia, sapo Cururu, João de Barro e peixe Guarú. Assim são organizadas as crianças com idades entre 5 e 9 anos que participam do “Aquagito”, atividade de férias do Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, que fica no Jardim Europa. As atividades tiveram início nessa segunda-feira (11) e seguem até sexta-feira (15), das 13h às 17h.

O tema deste ano é “Olimpíadas da Biodiversidade”. Conforme a educadora ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Viviane Rachid, os monitores trabalham com as crianças a biodiversidade e as habilidades dos animais do parque.

“Todos os que foram escolhidos para representar os grupos estão presentes aqui no parque. A ideia é fazer com que os pequenos conheçam um pouco de cada um”, explica.

No primeiro dia de atividades os participantes assistiram um teatro sobre a vida das abelhas. Em seguida, confeccionaram as bandeiras dos grupos enquanto os monitores explicavam um pouco cobre cada animal. Segundo Viviane, é importante que os pais também aprendam para conversarem com seus filhos.

Por isso, eles participaram de uma reunião com a coordenação para aprenderem sobre a importância das abelhas.

“Se destruir as áreas verdes, as abelhas vão morrer. Se elas não existirem, quem vai polinizar as flores? É um ciclo. As crianças vão chegar eufóricas para conversarem com os pais, é bom que eles saibam sobre o assunto”, frisa Viviane.

Olimpíadas

A intenção da Sema é ensinar sobre biodiversidade e olimpíadas ao mesmo tempo. De acordo com Viviane, por esse motivo, todos os dias será realizada alguma atividade olímpica relacionada a algum animal. Nesta segunda-feira, as crianças plantaram flores no “Jardim das Abelhas”. Fazendo referência ao plantio, a “lição de casa” do primeiro dia é o arremesso de peso, modalidade olímpica.

“Eles fizeram uma bola de sementes e devem combinar com os pais um lugar para jogar. As sementes vão se espalhar e eles vão ajudar o meio ambiente”, ressalta.

Na terça-feira (12) o animal em destaque será o sapo. Os pequenos vão conhecer sobre o anfíbio e seus refúgios e será realizada a corrida do saco, uma referência do salto em altura. Na quarta (13) as atividades serão realizadas em horário diferenciado: das 17h às 21h30.

“Vai ser dia do arraiá do João Câncio Pereira. Nossa equipe também vai desenvolver atividades ligadas às olimpíadas e consciência ambiental”, explica Viviane.

Na quinta-feira (14), será o dia de aprender sobre as aves. A programação contará com apoio do Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves). Segundo Viviane, a criançada poderá observar as aves do parque com um binóculo e será realizada corrida do ovo na colher. Já na sexta (15), último dia, acontecerá a “Olimpíada do Bicho-homem”, uma parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer (Semes).

“A equipe de técnicos da Semes vai desenvolver atividades com as crianças e simular uma olimpíada”, destaca.

Zoológico Municipal

Nesta segunda-feira também tiveram início as atividades do Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Sessenta crianças entre 7 e 12 anos participam do projeto “AnimaZoo Infantil”, que segue até sexta-feira (15). A programação acontece também das 13h às 17h.
Conforme a coordenadora de Educação Ambiental do Zoo, Peônia Brito de Moraes Pereira, a procura por inscrições foi grande.

“Nós recebemos 506 inscritos para as 60 vagas. Foi realizado um sorteio”, explica.

Nessa edição, o tema é “Zoolimpíadas” e, durante as atividades, as crianças também aprendem sobre as modalidades incluídas nos jogos olímpicos. Segundo Peônia, os participantes foram divididos em 4 grupos.

“Cada equipe recebeu o nome de um animal que é recordista aqui no zoo”, conta.

De acordo com ela, o Tamanduá, que representa um dos grupos, tem a maior língua dentre os animais presentes no zoológico; o Tuiuiú é a maior cegonha do Brasil; a Onça Parda é recordista no salto, já que consegue saltar até 7 metros, e o Urutu Cruzeiro, uma cobra que possui a maior glândula de veneno entre as que estão no zoológico.
No primeiro dia de atividades as crianças também confeccionaram as bandeiras das equipes e fizeram o grito de guerra. Nesta terça-feira (12), segundo Peônia, será discutido o tráfico de animais. Na quarta-feira (13), o assunto será a blitz da biodiversidade e as crianças confeccionarão máscaras de animais.

Na quinta-feira (14), elas vão se divertir conhecendo as funções do zoo e poderão passar as mãos no Gambá, Iguana e Cobra do Milharal. Já no último dia, para encerrar as atividades, será realizada uma visita noturna no zoo, a partir das 18h.

Inscrições abertas
Até as 23h59 do dia 14, estão abertas as inscrições para os sorocabanos interessados em participar da Visita Noturna no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros, nos dias 20 e 22 de julho, das 20h às 22h. As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pelo sitehttp://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br. A atividade é gratuita e os participantes serão acompanhados por técnicos do zoo e poderão aprender aspectos da biologia de animais que são especialmente adaptados para a vida de hábito noturno, bem como as principais ameaças à conservação destas espécies.

Como nas últimas edições, as inscrições serão realizadas por categorias, totalizando 30 pessoas em cada dia de visita. Se o número de inscritos exceder o de vagas, será realizado sorteio no dia 18 de julho, às 14h, no qual não é necessária a presença dos interessados. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.

No Jardim Botânico as inscrições ao projeto de férias “Formando Jovens Educadores” estão abertas até o dia 15 de julho e devem ser feitas pelo sitehttp://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br . As vagas são para 40 adolescentes de 13 a 17 anos de idade e serão preenchidas por ordem de chegada. O evento ocorre de 19 a 22 de julho, das 13h às 17h, e visa sensibilizar e formar jovens com pensamento crítico para questões ambientais na busca de mudanças práticas e de envolvimento social.

Mais informações:jardimeducador@gmail.com ou telefone (15) 3227.9996.

Fonte: Secom

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta