Home / Notícias / Cinco espaços públicos receberão as atrações do Viva a Cultura

Cinco espaços públicos receberão as atrações do Viva a Cultura

A Prefeitura de Sorocaba promove neste fim de semana (dias 12 e 13) mais uma edição do “Viva a Cultura”, projeto realizado pela equipe da Secretaria da Cultura (Secult). A programação contará com música, cinema, poesia e muitas outras atrações gratuitas, que serão levadas a cinco bairros de Sorocaba.

No sábado, às 16h, os moradores da Vila Sabiá vão poder conferir a apresentação da cantora Lys Araújo na praça localizada na entrada do bairro. A artista tocará um repertório composto de samba e MPB. Sorocabana, nascida numa família de artistas e apreciadores de boa música, Lys cresceu ouvindo Cartola, Benito de Paula, Chico Buarque, Adoniran Barbosa, Elis Regina e outros grandes nomes da época de ouro da rádio nacional.

Em seguida, às 17h, será a vez do Maracatu Mukumby se apresentar no mesmo bairro. Grupo percussivo de cultura popular brasileira, fundado em 2013, o Maracatu Mukumby atualmente é voltado à cultura do Maracatu de Baque Virado, tradicionalmente do nordeste brasileiro, mais pontualmente do Estado do Pernambuco. O grupo apresenta parte da bateria do Maracatu, cantos de toadas e danças.

Já à noite, às 19h, a Secretaria da Cultura exibirá o filme “Os Croods”, dentro do Projeto Cena de Cinema, que oferece toda a estrutura de assento para 150 pessoas, tela gigante e sistema de som de cinema. A garotada poderá conferir a animação que se passa em plena era pré-histórica. Escondidos na maior parte do tempo dentro de uma caverna vivem Grug, a esposa Ugga, a vovó, o garoto Thunk, a pequena e feroz Sandy, além da jovem Eep. Eles são os Croods, uma família liderada por um pai que morre de medo do mundo exterior. Só que grandes transformações estão para acontecer, pois a adolescente Eep acaba conhecendo o também jovem Guy e ele vai apresentá-la a um incrível mundo novo, para o desespero do paizão protetor. Juntos, eles vão enfrentar grandes desafios e se adaptar a uma nova e divertida era.

Éden

Ainda no sábado, das 14h às 18h, a comunidade do Éden poderá conferir o show Puppa Kanda, na Praça “Pedro José Ayrolla”. Pupa é artesão, orador e cantor. Panafricanista convicto, devota seu tempo em pesquisas sobre a África dentro e fora dela. Trabalha também na manutenção de relações sociais harmoniosas entre os seres, independente de suas diferenças. No show terá apresentação do DJ Sam Sub Cultura, MC Fernanda Teka, B.Box Sorobeatz, Freestyle EWE, street dance com TJ e Urban Move, grafite com Lia Fênix, pocket show com Autoconceito e ainda uma palestra “Uma questão de cor”, com Melqui.

Campolim

Já no domingo, às 11h, Carlos Madia se apresenta no palco do “Viva a Cultura” no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim. Carlos Madia é cantor, compositor e violonista profissional. Iniciou sua carreira de músico em 1988 percorrendo casas noturnas, clubes, praças de eventos, espaços culturais e teatros de Sorocaba. Em 1996, suas composições extrapolaram os limites nacionais e durante noventa dias viajou com sua banda no navio italiano “TN Monterey” por países do Mercosul. Entre 2002 e 2006, fez contínuas temporadas de shows no Japão, levando o samba, a bossa nova e a MPB ao outro lado do mundo.

Parque das Águas

Também no domingo, às 16h, tem show de Alessandro Carlino no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. A artista apresentará um repertório de estilos variados, como Jovem-Guarda, Anos 80, Rock, Pop, MPB, Romântico, Internacional, Forró e Samba.

Centro

A Secretaria da Cultura também levará as atrações gratuitas do projeto à Praça Frei Baraúna, no Centro de Sorocaba. Às 14h, terá apresentação do Coesão Poética. O grupo teve início em junho de 2005, quando, ao final do concurso Depoesia 6, organizado pelo Instituto Darcy Ribeiro, os poetas Messias dos Santos e Ana Maria Lima saíram convidando outros poetas para se unirem e pensarem numa publicação coletânea de poesias. De pronto, os poetas Córdoba Jr., Gonçalves Viana, Gustavo Godzila, Nicanor Pereira e Tânia Orsi aderiram ao projeto, marcando o início do grupo.

O grupo de poetas contempla diversas correntes literárias, desde o Romantismo, o Modernismo, o Non Sense, o Simbolismo e o Parnasianismo e suas variações, sempre unidos num só ideal: a prática poética, sua divulgação e o desenvolvimento cultural da sociedade pela mais agradável forma de expressão – em seu sentido lúdico e didático: a poesia.

Neste ano, o Coesão Poética passou a integrar o Mapeamento Cultural Paulista e vem participando ativamente do cenário cultural de Sorocaba por meio de apresentações públicas e gratuitas.

Em seguida, às 15h, a Cia Clássica de Teatro apresentará a peça “Os três porquinhos”. O espetáculo apresentará uma releitura quase fiel do clássico infantil “Os Três Porquinhos”, não fosse a revolta final do lobo mau. Vendo que será impossível derrubar uma casa de tijolos e cimento, pois ela foi construída dentro dos padrões de segurança e conforto – faz um desabafo para a plateia. O lobo leva o público a debater e decidir o final da história, trazendo a consciência ecológica de sua importância dentro da cadeia animal.

Para encerrar, às 16h30, os sorocabanos poderão conferir o show da Banda Belantaines. O grupo nasceu no início de 2000, quando cinco músicos se uniram com o propósito de tocar o melhor do rock e pop nacional e internacional, com absoluta fidelidade de timbre, tonalidade e sonoridade, procurando reproduzir as músicas o mais próximo possível de suas gravações originais, e resgatar a época áurea do gênero: os anos 70 e 80.

Fonte: Secom

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta