Home / Notícias / Cidade participa da Campanha de Hanseníase, Tracoma e Geohelmintíase

Cidade participa da Campanha de Hanseníase, Tracoma e Geohelmintíase

A partir da próxima segunda-feira (10), a Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) inicia na cidade a Campanha Nacional de Hanseníase, Tracoma e Geohelmintíase. A ação busca fortalecer diretrizes e estratégias para promover a melhoria do acesso ao diagnóstico precoce e tratamento destas doenças em eliminação, principalmente junto às populações vulneráveis e com maior risco de adoecimento.

De acordo com informações da SES, o público-alvo da campanha são os alunos matriculados em escolas públicas, com idades entre 5 e 14 anos. A coordenadora do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, Uiara Kaizer, explica que, seguindo os critérios do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de São Paulo, Sorocaba vai participar da prevenção da hanseníase e geohelmintíase (doença popularmente conhecida como verminose).

“O maior objetivo da campanha é a redução da carga de hanseníase e geohelmintíase, para alcançar a meta de eliminação das doenças enquanto problema de saúde pública, com diagnóstico precoce e cura dos casos. Também visa realizar o tratamento coletivo preventivo para geohelmintíases em áreas de risco”, comenta Uiara.

A ação em Sorocaba será realizada na região da Vila Fiori e no Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto), ambos na Zona Norte. Uma equipe do Programa de Controle de Hanseníase da SES visitará, no dia 10 de agosto, a E.E. “Prof. Waldemar de Freitas Rosa”, no período da manhã, e no próximo dia 14, a E.E. “Profª Wanda Costa Daher”, de manhã e à tarde.

Uiara explica que, nas escolas, os alunos receberão uma ficha de autoimagem utilizada para a triagem de casos de hanseníase e a levarão para casa. “Junto com os pais ou responsável, as crianças deverão preencher a ficha, com dados de identificação, marcação dos locais do corpo onde existem manchas, e responder as perguntas sobre a ocorrência das manchas. O aluno vai devolver essa ficha no dia marcado nas duas escolas”, conta.

Além disso, outra equipe do Programa passará orientações à população durante a Semana da Saúde do Homem, que será realizada entre os dias 10 e 15 de agosto, na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro.

Fonte: Silvia Arruda/Secom

Veja também

Fernando Dini cobra regulamentação do recesso dos auxiliares de educação no município

Vereador salienta que ausência da norma dificulta organização das creches municipais no recesso escolar Por ...

Deixe uma resposta