Home / Notícias / Cidade participa da Campanha de Hanseníase, Tracoma e Geohelmintíase

Cidade participa da Campanha de Hanseníase, Tracoma e Geohelmintíase

A partir da próxima segunda-feira (10), a Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) inicia na cidade a Campanha Nacional de Hanseníase, Tracoma e Geohelmintíase. A ação busca fortalecer diretrizes e estratégias para promover a melhoria do acesso ao diagnóstico precoce e tratamento destas doenças em eliminação, principalmente junto às populações vulneráveis e com maior risco de adoecimento.

De acordo com informações da SES, o público-alvo da campanha são os alunos matriculados em escolas públicas, com idades entre 5 e 14 anos. A coordenadora do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, Uiara Kaizer, explica que, seguindo os critérios do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de São Paulo, Sorocaba vai participar da prevenção da hanseníase e geohelmintíase (doença popularmente conhecida como verminose).

“O maior objetivo da campanha é a redução da carga de hanseníase e geohelmintíase, para alcançar a meta de eliminação das doenças enquanto problema de saúde pública, com diagnóstico precoce e cura dos casos. Também visa realizar o tratamento coletivo preventivo para geohelmintíases em áreas de risco”, comenta Uiara.

A ação em Sorocaba será realizada na região da Vila Fiori e no Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto), ambos na Zona Norte. Uma equipe do Programa de Controle de Hanseníase da SES visitará, no dia 10 de agosto, a E.E. “Prof. Waldemar de Freitas Rosa”, no período da manhã, e no próximo dia 14, a E.E. “Profª Wanda Costa Daher”, de manhã e à tarde.

Uiara explica que, nas escolas, os alunos receberão uma ficha de autoimagem utilizada para a triagem de casos de hanseníase e a levarão para casa. “Junto com os pais ou responsável, as crianças deverão preencher a ficha, com dados de identificação, marcação dos locais do corpo onde existem manchas, e responder as perguntas sobre a ocorrência das manchas. O aluno vai devolver essa ficha no dia marcado nas duas escolas”, conta.

Além disso, outra equipe do Programa passará orientações à população durante a Semana da Saúde do Homem, que será realizada entre os dias 10 e 15 de agosto, na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro.

Fonte: Silvia Arruda/Secom

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta