Home / Notícias / Centenário do Tiro de Guerra é comemorado em sessão solene na Câmara Municipal

Centenário do Tiro de Guerra é comemorado em sessão solene na Câmara Municipal

O centenário do Tiro de Guerra em Sorocaba foi comemorado em sessão solene na Câmara Municipal na noite de segunda-feira, 15, com a presença de diversas autoridades civis e militares. A iniciativa da homenagem, unanimemente aprovada pela Casa, foi do vereador Fernando Dini (PMDB), que também é autor da Lei 11.503, de 28 de março de 2017, que institui o Dia e a Semana em Comemoração à Criação do Tiro de Guerra de Sorocaba, criado em 21 de maio de 1917, com a denominação de “Tiro de Guerra Nr. 359”.

Além do vereador Fernando Dini, compuseram a mesa de honra da solenidade as seguintes autoridades: secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, José Augusto de Barros Pupin, representando o prefeito José Crespo; coronel de infantaria Sandro Peres Zanette, da 14ª Circunscrição do Serviço Militar; Antonio Marcos de Carvalho Mariano Machado, comandante da Guarda Civil Municipal; subtenente Paulino Santos, chefe da instrução do Tiro de Guerra de Sorocaba; major Wanderson Eduardo Alcolea, representando o comandante do CPI-7 (Comando de Policiamento do Interior 7), coronel Antonio Valdir Gonçalves Filho; jornalista Fernando Negrão, presidente da Associação dos Amigos do Tiro de Guerra; e o presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, professor Adilson Cesar.

Valores cívicos – Fernando Dini fez questão de enfatizar que também serviu o Tiro de Guerra de Sorocaba, ressaltando “os ensinamentos cívicos e os princípios inabaláveis de patriotismo transmitidos por esta centenária instituição”. Também fizeram uso da palavra durante a solenidade: o jornalista Fernando Negrão, que enfatizou o trabalho da Associação Amigos do Tiro de Guerra, criada com o apoio do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, presidido por Adilson César; o subtenente Paulino Santos, que lembrou a história do Tiro de Guerra no município; o coronel Sandro Peres Zanette, que definiu o Tiro de Guerra como uma “verdadeira escola de civismo e cidadania”; e o secretário José Augusto Pupin, que, como delegado de polícia, falou da importância do Tiro de Guerra na formação dos jovens.

O professor Adilson César também fez uso da palavra e falou da importância de se preservar as tradições, entre elas o Tiro de Guerra, ressaltando a sua contribuição na formação dos jovens e remontando ao papel do poeta Olavo Bilac como idealizador do serviço militar no país. Também foi exibido um vídeo com uma entrevista do professor Milton Marinho Martins, que também é ex-atirador do Tiro de Guerra, falando sobre a instituição no município. Durante a sessão solene foram homenageados, com votos de congratulações, ex-comandantes, ex-atiradores e funcionários do Tiro de Guerra de Sorocaba.

Lei municipal – De acordo com a Lei 11.503, de autoria de Fernando Dini, a “Semana Municipal do Tiro de Guerra de Sorocaba” será realizada anualmente na semana que compreender o dia 21 de maio de cada ano. “O objetivo desta data é fazer a devida homenagem à história sorocabana e àqueles que têm como missão possibilitar a prestação do Serviço Militar inicial. Durante a semana, o Poder Executivo poderá realizar palestras, eventos, ações e campanhas alusivas ao tema”, explica o vereador, ressaltando que a realização da sessão solene na Câmara Municipal também integra essas comemorações.

Os Tiros de Guerra são uma experiência brasileira vigente desde 7 de setembro de 1902, impulsionados pela pregação patriótica do poeta Olavo Bilac (1865-1918), que, em razão desse trabalho, foi escolhido Patrono do Serviço Militar. Em Sorocaba, o Tiro de Guerra foi criado em 21 de maio de 1917, com a denominação de “Tiro de Guerra Nr 359”, passando, posteriormente, por várias mudanças de nomenclaturas e também de local de instalação.

Fonte: Secom18491706_1578613415544043_6736302416633167140_o

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta