Home / Notícias / Celular é escudo contra assédio nos ônibus em Sorocaba

Celular é escudo contra assédio nos ônibus em Sorocaba

Em Sorocaba, as mulheres que utilizam os ônibus do sistema do transporte coletivo administrado pela Urbes – Trânsito e Transportes têm às mãos um escudo contra assédio sexual, capaz inclusive de levar o assediador à detenção pela polícia. É o aplicativo gratuito para smartphone que em poucos toques aciona a Guarda Civil Municipal (GCM). O recurso funciona no mesmo programa gratuito que permite pagar pela passagem do ônibus, o CittaMobi.

A ferramenta fica disponível no menu principal do aplicativo CittaMobi, na aba de Alerta de Emergência e, assim que acionada, a denúncia é encaminhada diretamente ao Centro de Controle Operacional da Urbes e para a Guarda Civil Municipal, para que sejam tomadas as providencias. Dos 20 casos registrados em três anos, em 2017 houve um acionamento no BIG, em 2018 foram sete e no atual ano três outros acionamentos pelo BIG.

Uma recente pesquisa divulgada pelo Institutos Patrícia Galvão e Locomotiva mostrou que em todo o Brasil, 97% das mulheres brasileiras dizem já terem sido vítimas de assédio em meios de transporte. Em Sorocaba a Urbes prioriza a inclusão social e o atendimento às necessidades individuais dos seus usuários, tendo como foco o aumento da qualidade e da eficiência de seus serviços.

Fonte: Secom/PMS

Check Also

Presidente da Câmara participa de abertura da Expo CIEE

O presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Fernando Dini (MDB), participou na manhã desta ...

Deixe uma resposta