Home / Notícias / Canil da Guarda Civil Municipal é inaugurado em Sorocaba

Canil da Guarda Civil Municipal é inaugurado em Sorocaba

Em uma cerimônia repleta de autoridades e homenagens, o prefeito José Crespo realizou a inauguração do Canil da Guarda Civil Municipal, na manhã desta quinta-feira (5). O prédio está localizado na rua Laura Pacheco, 158, na Vila Rica.

O evento contou com a ilustre presença do ator Carlos Miranda, que interpretou o inspetor Carlos no seriado brasileiro “Vigilante Rodoviário”, na década de 60 e com a exposição do seu clássico veículo, o Simca Chambord. Ele recebeu, das mãos do prefeito Crespo, o decreto de “Visitante Ilustre”. Ainda houve a apresentação da Banda Regimental da Polícia Militar e dos canis de Sorocaba e Itu.

A estrutura do prédio, que antes abrigava um Centro de Educação Infantil, foi remodelada para receber os cães que passarão a ser treinados e mantidos no local. “Além da estrutura física administrativa, também contamos com a construção de nove baias, que servirão como moradia para esses cães. O canil hoje tem o espaço adequado para que possamos desenvolver plenamente o nosso projeto para servir à Guarda Civil Municipal de Sorocaba e à população sorocabana”, diz o prefeito José Crespo.

A vice-prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, ressaltou o “sonho que se tornou realidade”. “A inauguração foi marcada por uma linda solenidade. A implantação do canil é uma conquista para o município que se refletirá diretamente no trabalho prestado à nossa sociedade”, diz.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lilian Crespo, ressaltou seu amor aos cães e a importância deles dentro da Guarda Civil Municipal. “Com certeza a população se sentirá ainda mais próxima da GCM e do excelente serviço que presta a ela. É um avanço fundamental para transformar e melhorar as ações sociais e de segurança de nosso município.”

O secretário de Segurança e Defesa Civil, Fernando Dini, afirma que o canil tem o objetivo principal de atuar na formação de crianças, adolescentes e jovens, bem como prestar um serviço social às pessoas que necessitam de atenção especial. “Eles também estarão preparados para o serviço ostensivo e de proteção. Em pouco tempo, os cães da GCM comprovarão o retorno do investimento que foi feito para a criação do canil”, cita.

Para o chefe de seção do Canil, gcm Ponciano, a Guarda passa por um novo momento: de estrutura e desenvolvimento. “A criação do canil, que é uma luta travada há anos, mostra que nossos alicerces estão sendo otimizados. Acredito que Sorocaba hoje está evoluindo e muito em questões voltadas tanto à área social, quanto na área de segurança”, ressalta.

Hoje, o canil da GCM conta com seis cães que já atuaram em operações conjuntas com as Polícias Civil e Militar, em ações como a “Operação Dignidade” e auxílio na segurança de jogos do Campeonato Paulista que foram realizados no estádio Walter Ribeiro (CIC).

Confira também

Após solicitação do vereador Fernando Dini, Urbes promove melhorias no trânsito da Zona Leste

Após a solicitação do vereador Fernando Dini (MDB), a Urbes – Trânsito e Transporte vem ...

Deixe uma resposta