Home / Campanha de Vacinação contra a gripe tem início na segunda-feira

Campanha de Vacinação contra a gripe tem início na segunda-feira

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica (VE) da Área de Vigilância em Saúde, está finalizando os preparativos para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que tem início na próxima segunda-feira, dia 4 de maio. O objetivo da campanha é prevenir a gripe e suas complicações nas populações mais vulneráveis.

Neste ano, devem tomar a vacina crianças entre 6 meses e 1 ano e 11 meses; crianças entre 2 e 4 anos e 11 meses; trabalhadores da saúde, gestantes (em qualquer idade gestacional); puérperas (até 45 dias após o parto); adultos com 60 anos ou mais e portadores de doenças crônicas.

De acordo com a chefe da VE, Renata Guida Caldeira, a vacina é trivalente e irá proteger a população contra a gripe causada pelo Influenza A/ H1N1, A/H3N2 e B.

Em Sorocaba, a população total estimada para a campanha contra a gripe deste ano é formada por 164.453 pessoas. A meta de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde é atingir 80% desta população, ou seja, 131.562 pessoas. A vacina estará disponível até o dia 22 de maio nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, durante o horário normal de funcionamento de cada uma delas.

No ano passado, o município ultrapassou a meta de cobertura da vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde, chegando a 133.627 pessoas vacinadas, o que correspondeu a 81,32% da população alvo. Porém, o grupo das gestantes não atingiu a meta, com a cobertura chegando a 68,06% desse grupo.

 Dia D

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será realizada entre os dias 4 e 22 de maio. No sábado, dia 9 de maio, todas as 31 UBSs de Sorocaba estarão abertas das 8h às 17h para o chamado “Dia D” da campanha. Também nesta data, haverá postos de vacinação na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, das 8h às 15h, e na Casa do Menor, das 15h30 ás 16h30.

“É importante que todas as pessoas contempladas pela campanha levem a carteira de vacinação quando forem se imunizar, porque se houver alguma vacina em atraso ela será atualizada. Caso a pessoa não tenha a carteira de vacinação em mãos, é preciso levar um documento de identificação para poder receber a dose”, orienta Renata.

Também no Dia D, equipes da VE irão até o asilo Vila dos Velhinhos na parte da manhã e no Lar São Vicente de Paulo, na parte da tarde, para vacinar os moradores destas instituições.

Prevenção do Câncer Bucal

Durante a Campanha de Vacinação contra a Gripe, também será realizada a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal. No dia 9 de maio (Dia D da Vacinação), todas as 31 UBSs também contarão uma equipe de dentistas, das 9h às 12h e das 13h às 16h, que estarão fazendo uma busca ativa de pessoas a serem examinadas. Nos dias 12 e 13 de maio, as unidades fecharão suas agendas e irão fazer atividades voltadas a esclarecimentos e orientações sobre saúde bucal e também para a busca ativa de pessoas a serem examinadas.

 

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta