Home / Notícias / Câmara vai atuar para expandir Botão do Pânico pela RMS

Câmara vai atuar para expandir Botão do Pânico pela RMS

A vice-prefeita Jaqueline Coutinho esteve na manhã de hoje, 12 de março, na Sessão Ordinária da Câmara Municipal para buscar apoio do Legislativo para expandir por todas as cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) a implantação do Botão do Pânico, aplicativo que tem como objetivo garantir a segurança de mulheres vítimas de violência. A ideia foi prontamente acatada pelo presidente da Casa, vereador Fernando Dini (MDB).

De acordo com Jaqueline Coutinho, o sistema de Botão do Pânico está disponível para as mulheres que sofreram violência doméstica e receberam medida protetiva do judiciário. “A partir daí ela pode ir ao Centro de Referencia da Mulher para se cadastrar no aplicativo, que funciona em celulares, e numa situação de ameaça do agressor ela aciona o aplicativo. A Guarda Civil Municipal recebe esse sinal e imediatamente uma viatura é acionada para atender a ocorrência em, no máximo, 10 minutos”, explica Jaqueline Coutinho.

A vice-prefeita conta que o aplicativo foi elaborado pela própria Prefeitura de Sorocaba e comprovou grande eficácia desde que foi implantado na cidade, em 2018. “Desde o ano passado o sistema já permitiu 20 prisões de homens agressores que violaram as medidas protetivas contra mulheres”, conta a vice-prefeita, que agora quer a ampliação do sistema para outras cidades.  “Nos fizemos uma sugestão ao presidente da casa de leis e imediatamente ele acatou a ideia para disseminar e propagar o aplicativo para outras cidades da região metropolitana de Sorocaba”.

O presidente da Câmara, vereador Fernando Dini, lembra que o Botão do Pânico é um projeto do governo municipal que foi lançado quando ele atuou como Secretário de Segurança e Defesa Civil municipal, e que deixa a cidade no expoente da segurança no combate aos crimes cometidos contra a mulher. “Tenho plena convicção que é um projeto que já está sendo inserido em outros estados e cidades pelo Brasil afora e agora iremos trabalhar para expandir para a nossa região metropolitana”, afirma.

Fonte: Secom/ Câmara

Check Also

Vereadores fazem visita à Santa Casa de Misericórdia

Vereadores realizaram na tarde desta quarta-feira (20/03) uma visita ao gestor da Santa Casa de ...

Deixe uma resposta