Home / Notícias / Vereador Fernando Dini participa de inauguração da Secretaria de Políticas sobre Drogas

Vereador Fernando Dini participa de inauguração da Secretaria de Políticas sobre Drogas

A Câmara Municipal participou, na manhã desta quarta-feira, 13, da solenidade de inauguração da Secretaria de Políticas sobre Drogas (Sepod). A inciativa pioneira nasceu a pedido do Legislativo e, em parceria com outras secretarias municipais, irá trabalhar na prevenção e combate ao uso de entorpecentes e da dependência química.

O presidente Fernando Dini (MDB) e os vereadores Engenheiro Martinez (PSDB), Anselmo Neto (PSDB) e Rafael Militão (MDB) participaram do lançamento ao lado do secretário da pasta, José Humberto Urban Filho, e do prefeito José Crespo (DEM). O evento reuniu autoridades da área de segurança incluindo membros do judiciário, Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e também da OAB e do Ministério do Trabalho, além de secretários municipais.

“Sorocaba se torna expoente de grandes ações, com políticas públicas avançadas. São pouquíssimas secretarias antidrogas no país. Não estamos apenas focados nos dependentes, estamos focados nas famílias e no trabalho preventivo”, ressaltou o presidente Dini, reforçando o pioneirismo da Secretaria Sobre Drogas.

À frente da Sepod, o delegado Urban Filho anunciou como primeira ação da secretaria a criação do “Projeto Jovem Cidadão”, que será desenvolvido dentro das escolas, com os cerca de 57 mil alunos da rede municipal de ensino. O secretário também reforçou que a criação da secretaria é um ato de coragem, ante a complexidade do problema das drogas. “Essa secretaria demonstra o vanguardismo e a coragem em enfrentar esse problema tão deliciado. É uma secretaria meio que irá trabalhar em parceria com as várias secretarias municipais, além das forças policiais”, afirmou.

Parceria com a Câmara – O prefeito José Crespo fez questão de ressaltar a participação da Câmara na criação da Secretaria de Políticas sobre Drogas, que nasceu de um pedido feito ao chefe do Executivo pelo vereador Engenheiro Martinez (PSDB). “Sorocaba tem porte para dar exemplo para outras cidades. Essa secretaria só nasceu graças a aprovação da lei pela Câmara e, antes, graças à sugestão do vereador Martinez, que é o pai da ideia”, afirmou.

O vereador Eng. Martinez, que também é autor da lei que criou a Semana Municipal de Combate às Drogas e Álcool (Lei nº 11.538/2017), comemorou a criação de uma secretaria específica para combater a dependência química. “Recebemos diariamente pedidos de mães desesperadas com a situação de seus filhos dependentes e não temos a quem recorrer. Em nome dessas famílias e da cidade eu agradeço”, disse.

“A luta dos vereadores Dini e Martinez pela aprovação da lei que criou esta secretaria demonstra o trabalho de articulação entre os dois poderes pelo bem comum”, completou o vereador Anselmo Neto. Já o vereador Rafael Militão destacou a escolha do delegado Urban Filho para a chefia da pasta. “Que você consiga deixar um legado para Sorocaba no que se refere ao combate às drogas”, disse.

Fonte: Secom Câmara

Check Also

Câmara corta R$ 10 milhões do orçamento e recomenda uso de verba para melhorias na saúde

O presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Fernando Dini (MDB), anunciou nesta quinta-feira, 19, ...

Deixe uma resposta