Home / Notícias / Câmara aprova a criação do Dia do Desapego Literário

Câmara aprova a criação do Dia do Desapego Literário

A Câmara Municipal de Sorocaba aprovou, na sessão ordinária desta quinta-feira (7), o Projeto de Lei que institui o “Dia do Desapego Literário”, de autoria do vereador e presidente do Poder Legislativo, Fernando Dini (MDB).

A data, que será comemorada anualmente no dia 25 de julho, tem como objetivo instituir e divulgar a campanha “Esqueça um Livro e Espalhe Conhecimento”, um projeto iniciado nos Estados Unidos e trazido para o Brasil em 2013, que consiste em esquecer propositalmente um livro já lido em local público para que outra pessoa o encontre e possa lê-lo também.

De acordo com o parlamentar, além de motivar o incentivo à leitura, a data é um gesto muito importante por inúmeros motivos, sobretudo, por contribuir para a melhoria das relações humanas.

Nesse dia, segundo Dini, o objetivo é de que se façam campanhas de incentivo à leitura. “O ‘Esqueça um Livro e Espalhe Conhecimento’, faz com que os cidadãos pratiquem o desapego, tirando de suas estantes aqueles livros que dificilmente serão lidos novamente e que podem beneficiar outras pessoas”, diz.

As pessoas então, “esquecem” os livros em qualquer prédio público (Casa do Cidadão, unidades básicas de saúde, terminais de ônibus) e outras poderão levá-los para casa, sem custo ou qualquer outro ônus. “É um processo que já foi idealizado e colocado parcialmente em prática pela prefeitura em 2018 e que, com esse dia instituído oficialmente, tem tudo para se tornar uma grande prática cultural no município”, finaliza o vereador.

Check Also

Presidente da Câmara participa do Concilia Sorocaba 2019 e homenageia a presidente do TRT

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), desembargadora Gisele Rodrigues Magalhães ...

Deixe uma resposta