Home / Notícias / Blitze fiscalizatórias serão intensificadas no período do Carnaval

Blitze fiscalizatórias serão intensificadas no período do Carnaval

Já está tudo pronto para a Campanha Educativa da Urbes para o Carnaval 2016. O tema escolhido para o trabalho de conscientização dos condutores este ano é “Chega de brincar com nossas vidas” e a Urbes faz um alerta: o número de blitze fiscalizatórias para quem beber e dirigir serão intensificadas.

Já a partir deste sábado (30), quando começam oficialmente os bailes pré-carnavalescos na cidade, a equipe de arte-educadores da Urbes também estará nos clubes e nas ruas orientando os foliões a uma prática muito simples: se for beber, não dirija. Procure outros meios seguros para voltar para casa com segurança como pegar um ônibus ou chamar um taxi. E as blitze de fiscalização começarão a acontecer com mais frequência, em locais e horários variados.

Fiscalizar para reduzir acidentes

O esforço para realizar blitze nas ruas tem um único objetivo para Urbes, PM e GCM, que é reduzir o número de acidentes de trânsito que combinam a condução de veículos e o uso de bebidas alcoólicas, e que faz do Brasil um dos países mais violentos do mundo nesse quesito.

Punição

Quem for flagrado sob efeito de álcool em qualquer concentração é enquadrado no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), comete infração gravíssima (7 pontos na CNH), com penalidade de multa (R$ 1.915,40) e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

O veículo ainda fica retido até que outro condutor habilitado se apresente em condições de dirigir. O condutor que passar da concentração de 0,34mg comete também crime de trânsito, pelo artigo 306 do CTB, que prevê detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de dirigir.

Sobre a Lei Seca

Promulgada em 2008 com objetivo de reduzir os acidentes provocados por motoristas embriagados no Brasil, a Lei Seca endureceu as punições contra quem bebe antes de pegar o volante. A lei nº 12.760, conhecida por “tolerância zero”, foi sancionada em 20 de dezembro de 2012 e instituída pela resolução 432 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em 23 de janeiro de 2013.

Fonte: Secom

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta