Home / Notícias / Banco de Olhos abre cadastro para 500 cirurgias

Banco de Olhos abre cadastro para 500 cirurgias

O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) esta com cadastro aberto para a realização de 500 cirurgias extras de catarata e os procedimentos serão agendados ao longo dos próximos seis meses. Pacientes que já possuam guia de referência para catarata emitida pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e exames clínicos atualizados, como hemograma, coagulograma, glicemia e eletrocardiograma, serão priorizados. O cadastro deve ser feito no site www.catarata.bos.org.br.

Segundo o superintendente do BOS, Edil Vidal de Souza, até 2013 foram realizadas cerca de 5.200 cirurgias através de programa específico do Ministério da Saúde, mas de lá para cá são feitas apenas 1.400 procedimentos anuais. “A causa dessa queda foi o fim do Programa de Cirurgias Eletivas e o corte no repasse”, justifica.

O número atual de cirurgias, afirma Souza, é muito pequeno para a população que o BOS atende, que é de mais de 2,3 milhões de habitantes, dos 48 municípios do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba. “Hoje nós calculamos que exista mais de 10 mil pessoas na fila de espera pelo procedimento.” Em razão disso, o BOS, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, promoverá atendimentos extras. Este projeto contemplará consultas para avaliação, exames oftalmológicos pré-operatórios, cirurgias e acompanhamento pós-operatório até a alta desses pacientes.

Souza destaca que esses 500 atendimentos serão realizados além do teto mensal, que é 119 cirurgias já financiadas pelo Estado. A catarata, explica o superintendente, é uma doença comum e uma causa de cegueira evitável. “Com a idade, geralmente após os 40 anos, pode ocorrer um processo de opacificação do cristalino, que leva à diminuição progressiva da visão e a cirurgia é o único tratamento”, explica.

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta