Home / Notícias / Aniversário do Zoo oferece mais atividades especiais fim de semana

Aniversário do Zoo oferece mais atividades especiais fim de semana

A Prefeitura de Sorocaba realizará neste fim de semana (dias 17 e 18) mais atividades educativas alusivas ao aniversário do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, um dos principais cartões-postais da cidade. Além de alguns animais serem homenageados e ganharam presentes especiais, serão divulgados os nomes dos quatro filhotes de lobo-guará que nasceram neste ano no Zoo e as crianças ainda poderão participar de jogos e brincadeiras educativas.

As atividades de Educação Ambiental são realizadas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e integram a programação pelos 47 anos de fundação do Zoo e também em comemoração ao Dia do Lobo-Guará (12 de outubro), que neste ano é celebrado de uma forma mais especial, já que a Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB) declarou 2015 como sendo o “Ano do Lobo-Guará”.

No sábado, os visitantes poderão acompanhar as homenagens que serão feitas aos exemplares de babuíno, arara-azul, jabuti e leão, que acontecerão em frente aos recintos de cada espécie. Estes habitantes do Zoo vão ganhar presentes especiais e bolos elaborados com alimentos que compõem suas dietas em cativeiro, inclusive as crianças poderão ajudar na elaboração do bolo que será feito para o leão. A programação será realizada toda no período da tarde: às 14h, será a vez dos babuínos; às 14h30, a arara-azul; às 15h, os jabutis; e às 15h30, o leão.

Já no domingo, das 10h às 16h, as crianças que forem ao Zoo poderão participar de atividades recreativas do evento “Essas crianças são feras”, realizado em parceria com a TV Sorocaba, que engloba jogos e brincadeiras voltadas ao lazer e à educação ambiental. Entre as atrações será realizada uma apresentação teatral sobre o lobo-guará. As atividades serão realizadas nas alamedas e gramado do Zoo e não é necessária inscrição prévia.

Também no domingo, às 11h, a Secretaria do Meio Ambiente divulgará o nome dos quatro filhotes de lobo-guará (duas fêmeas e dois machos) que nasceram neste ano no Zoo, em frente ao recinto da espécie. Eles também ganharão um bolo especial preparado com alimentos que compõem sua dieta.

A população pode ajudar nesta campanha e votar nos nomes até às 12h desta sexta-feira (16) pelo site www.meioambientesorocaba.com.br ou ainda na urna que está próxima ao recinto da espécie no Zoo de Sorocaba. São oito opções de nome, sendo quatro femininos e quatro masculinos, sendo que todos remetem a aspectos da conservação do Cerrado, bioma onde os lobos-guarás vivem e que, assim como a espécie, está ameaçado. As opções existentes foram selecionadas pelas crianças e adolescentes que participam do Clube Conservadores da Natureza e pela equipe técnica do Zoo.

Para as lobinhas, as opções são: Perinha (arbusto frutífero), Peroba (árvore), Guariroba (palmeira frutífera) e Caliandra (flor). Já para os lobinhos, os visitantes terão que escolher entre os seguintes nomes: Baru (árvore frutífera), Araticum (palmeira frutífera), Buriti (palmeira frutífera) e Babaçu (palmeira frutífera).

O “Quinzinho de Barros” fica na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.

Fonte: Secom

Foto: Zaqueu Proença

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta