Home / Notícias / Agendamento para o Mutirão de Castração do mês de junho tem início nesta segunda

Agendamento para o Mutirão de Castração do mês de junho tem início nesta segunda

A Prefeitura de Sorocaba abre a partir de segunda-feira (dia 8) o agendamento para o 1º Mutirão de Castração de Cães e Gatos na Zona Leste da cidade para este mês de junho. As inscrições deverão ser feitas até o dia 14 de junho, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na sede do Lions Clube Sorocaba Leste, localizado na Rua Ailton Antonio Sola, 71, no Jardim Gonçalves. No sábado e domingo (dias 13 e 14), a inscrição ocorrerá das 9h às 13h.

Promovida pelas Secretarias do Meio Ambiente (Sema) e da Saúde (SES), a iniciativa tem o objetivo de reduzir a população de animais abandonados e prevenir zoonoses, além de promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos. Além de serem castrados gratuitamente, os cães e gatos receberão microchip.

Neste mês de junho, os animais domésticos serão castrados de 17 a 19 de junho, na sede do Lions Clube Sorocaba Leste. A equipe técnica é formada por catorze pessoas, sendo cinco médicos veterinários e nove profissionais, entre auxiliares e administrativos que atuam em uma unidade móvel com a estrutura necessária para os procedimentos.

De acordo com a Sema, em abril e maio, nos dois primeiros meses de mutirão, 1.441 cães e gatos foram castrados em Sorocaba. A previsão é atender 6.500 animais até o encerramento do contrato.

O professor de MMA Fabiano Mello Chaves, morador do Jardim Moncayo, levou sua cachorra para castrar no mutirão do mês de maio e aprovou a iniciativa da Prefeitura de Sorocaba. “Além de castrar em clínica particular ser bem caro, esta cirurgia ajuda na saúde dos animais. A minha, por exemplo, adora passear na rua, e quando ela estava no cio ficava complicado”, comenta.

Quem também se beneficiou foi a dona de casa Maria da Silva, também moradora da Zona Leste de Sorocaba. “As pessoas, muitas vezes, deixam seus animais na rua e eles acabam ‘arrumando’ filhotes, que ficam abandonados. Achei muito interessante este mutirão da Prefeitura porque é gratuito e nem todo mundo pode procurar uma clínica particular para castrar”, elogiou.

Por que castrar?

A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

A identificação por microchip permite a responsabilização e a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar do próprio animal e da população. Outro benefício é a diminuição do risco de transmissão de zoonoses e agravos de saúde do bicho. Além disso, o microchip vai possibilitar a formação de um banco de dados para, futuramente, nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

Quem pode participar

Neste mês de junho, foram incluídos mais oito bairros da Zona Leste: Vila Amato, Astúrias, Vila Cristal, Jardim Josane, Jardim Novo Eldorado, Vila Piedade, Vila Raszl e Vicente de Moraes.

Ainda serão castrados animais domésticos de moradores dos seguintes bairros: Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Mato Dentro e Caputera, Árvore Grande, Jardim João Gutierres, Parque Três Meninos, Gramados de Sorocaba, Jardim Julia Martinez, Rancho Dirce, Jardim Alpino, Jardim Mathilde, Residencial Vilazul, Jardim Bandeirante, Jardim Martinez, Vila Alice, Jardim Barros França, Jardim Moncayo, Vila Arruda, Jardim Bouganville, Jardim Nelisa/Gutierres e Vila Augusta.

Também serão beneficiados os moradores do Jardim Cruzeiro do Sul, Jardim Novo Bandeirante, Vila Buenopólis, Jardim das Estrelas, Jardim Paraíso, Vila Haro, Jardim do Sol, Jardim Pellegrino, Vila Marques, Jardim Dulce, Jardim Piratininga, Vila Mencacci, Jardim Gonçalves, Jardim Prestes de Barros, Vila Rodrigues, Jardim Granja Olga I, Jardim Granja Olga II, Jardim Granja Olga III, Jardim Redenção, Vila Santa Cruz, Jardim Vila São Domingos, Vila Santa Theresa, Jardim Village Saint Claire, Vila São Pedro, Jardim Horizonte de Sorocaba, Jardim Village Vert, Vila Senger, Jardim Ipê e Parque Chácara Ondina.

Mais informações pelo telefone 156 ou na Casa do Cidadão da Nogueira Padilha, localizada na Avenida Coronel Nogueira Padilha, 1.460, na Vila Hortência.

Fonte: Secom

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta