Home / Notícias / Abertas 577 vagas para nove cursos gratuitos

Abertas 577 vagas para nove cursos gratuitos

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), recebe a inscrição de interessados em participar gratuitamente de nove cursos na Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten), totalizando 577 vagas (16 turmas). Esses são alguns dos novos cursos previstos para acontecerem até o final do ano pela administração, graças ao convênio firmado com as instituições Senac, Senai, Sesi, Sebrae, Facens, Esamc, Instituto Flextronics (FIT), First Idiomas, Qualifica e Colégio Politécnico.

Primeiramente, os cursos oferecidos para o mês de julho serão com as conveniadas FIT, com os cursos Operador Industrial Eletrônica Básica; Programador Web Inicial e Introdução à Carreira Industrial; com o Senac: Manicure, Depilação, Corte e Escova; e com o Sesi: Especial Culinária Japonesa e Baiana, Especial Massas, Doces e Salgados e Especial Bolos, Doces e Chocolates.

As inscrições acontecerão até a próxima sexta-feira, dia 3 de julho, das 8h30 às 11h e das 13h às 16h, na Uniten, que fica na Avenida General Osório, 1.840, na Vila Barão. Os interessados devem apresentar cópias e originais do RG, CPF e Carteira Profissional. Outras informações poderão ser obtidas pelos telefones 3316.1634, 3316.1635, 3316.1636 e 3316.1639.

Serão realizadas as inscrições para o número de vaga oferecido em cada curso, seguindo os critérios de classificação: desemprego, ordem de chegada e maior idade. O resultado da classificação dos inscritos será publicado no dia 8 de julho, no site sorocaba.sp.gov.br/Uniten ou no balcão de informações da Uniten. A previsão do início das aulas é a partir do dia 13 de julho.

Confira abaixo a relação completa desses primeiros cursos, seus conteúdos programáticos e as exigências para o candidato de inscrever:

• Operador Industrial Eletrônica Básica/FIT – o curso é de 40 horas e são oferecidas 80 vagas (40 vagas no período manhã e 40 no período da tarde) para candidatos acima de 18 anos e o Ensino Fundamental completo. O curso abrangerá aulas sobre Inovação e Tendência na Indústria Eletrônica, Segurança e Princípio Básico e Terminologia Eletrônica. As aulas acontecerão na Metareciclagem (unidade da Sedet), que fica na Avenida 9 de Julho, na Vila Barão.

• Programador Web Inicial/FIT –  o curso é de 40 horas e são oferecidas 80 vagas (40 para o período da manhã e 40 para a tarde) para candidatos com acima de 16 anos e com o Ensino Médio incompleto. As aulas acontecerão na Uniten Vila Barão e abrangerão aulas sobre Conhecimento de Software e Linguagens de Programação.

• Introdução à Carreira Industrial/FIT – o curso é de 20 horas e são oferecidas 240 vagas. Na Uniten Vila Barão serão 40 vagas no período da manhã e 40 à tarde e 40 a noite; e na Uniten Éden serão oferecidas 40 vagas de manhã, 40 a tarde e 40 a noite. O curso é voltado para candidatos acima de 18 anos e com o Ensino Fundamental completo, e abrangerá aulas sobre Auto Conhecimento, Ética no Trabalho, Comunicação Corporativa, Trabalho em Equipe e Motivação.

Moradores da região do Éden que estejam interessados neste curso devem fazer a inscrição diretamente na Uniten Éden, que fica na Av. Bonifácio de Oliveira Cassu, 751. Informações no telefone 3325.4373.

• Especial Culinária Japonesa e Baiana/SESI – o curso é de 20 horas e são oferecidas 35 vagas. As aulas acontecerão no período da tarde na Uniten Vila Barão. Os candidatos precisam ter acima de 16 anos. O curso é apostilado e conta com aulas teóricas e práticas demonstrativas, visando o aprendizado na área de culinária, nutrição, higiene e manipulação dos alimentos.

• Especial Massas, Doces e Salgados/SESI – o curso é de 10 horas e são oferecidas 35 vagas. As aulas acontecerão no período da tarde na Uniten Vila Barão. Os candidatos precisam ter acima de 16 anos. O curso é apostilado e conta com aulas teóricas e práticas demonstrativas, visando o aprendizado na área de culinária, nutrição, higiene e manipulação dos alimentos.

• Especial Bolos, Doces e Chocolate/SESI – o curso é de 25 horas e são oferecidas 35 vagas. As aulas acontecerão no período da noite na Uniten Vila Barão. Os candidatos precisam ter acima de 16 anos. O curso é apostilado e conta com aulas teóricas e práticas demonstrativas, visando o aprendizado na área de culinária, nutrição, higiene e manipulação dos alimentos.

• Técnicas de Manicure e Pedicure/Senac – o curso é de 69 horas e são oferecidas 12 vagas. As aulas acontecerão no período da manhã na Uniten Vila Barão e os candidatos precisam ter acima de 16 anos e o Ensino Fundamental incompleto. O curso abordará Anatomia, Fisiologia e Patologia da Pele e da Unha, Microbiologia Aplicada, Identificação de Dermatoses, Processos Alérgicos, Primeiros Socorros, Ergonomia e Técnicas Profissionais; além de aulas práticas.

• Depilação/Senac – o curso é de 36 horas e são oferecidas 30 vagas. As aulas acontecerão no período da tarde na Uniten Vila Barão e os candidatos precisam ter acima de 18 anos e o Ensino Fundamental incompleto. O curso abrangerá Técnicas e Processos de Depilação, Conduta Ética e Postura Profissional, Fisioanatomia da Pele e dos Pelos, Higiene e Biossegurança e Normas da Vigilância Sanitária; além de aulas práticas.

• Corte e Escova – Cabelos Femininos e Masculinos/Senac – O curso é de 96 horas e são oferecidas 30 vagas. As aulas acontecerão no período da noite na Uniten Vila Barão e os candidatos precisam ter 18 anos e o Ensino Fundamental completo. O curso oferecerá aulas sobre Perfil e Ética Profissional, Fisiologia e Patologia da Pele e do Cabelo, Normas Sanitárias e de Biossegurança, Cosmetologia e Harmonia Estética; além de aulas práticas.

Fonte: Secom

Foto: Secom/ Alexandre Lombardi

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta