Home / Notícias / 480 cães e gatos serão castrados gratuitamente em Sorocaba

480 cães e gatos serão castrados gratuitamente em Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), vai realizar neste sábado e domingo (28 e 29) as cirurgias de castração de 480 animais, sendo 260 cães e 220 gatos, na E.E. “Zélia Dulce de Campos Maia”, no Parque São Bento. Além de serem castrados gratuitamente, os bichos de estimação receberão microchips.

Nesta semana, de segunda a quarta-feira (23, 24 e 25) a equipe da Sema realizou a inscrição gratuita para o mutirão. Todas as vagas foram preenchidas.

​A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

​Já a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

 

Cuidados para a castração

Para o procedimento, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) num período de 6 horas antes da castração, além de estar com a vacina em dia, tanto a antirrábica como a ‘V8’.​

​Os cães devem ser levados ao mutirão com coleira, guia ou caixa de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte, com bastante segurança.

​Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o munícipe esteja acompanhado de mais uma pessoa. Por último, o dono do bicho de estimação também deve levar uma proteção para o seu animal após a realização da castração, como roupa pós-cirúrgica ou o colar elizabetano.

A E.E. “Zélia Dulce de Campos Maia” está localizada na rua Alcino Oliveira Rosa, 339, no Parque São Bento. ​Mais informações de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3202.8006.

Veja também

Aprovado em 1ª votação, Projeto de Lei visa legalização de construções irregulares

Foi aprovado, por unanimidade, na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, Projeto de Lei ...

Deixe uma resposta