Home / Notícias / 1º ApresentaCão mostra a importância dos animais no auxílio à proteção e aproximação ao cidadão

1º ApresentaCão mostra a importância dos animais no auxílio à proteção e aproximação ao cidadão

Com o objetivo de auxiliar na proteção e aproximação ao cidadão, o 1º ApresentaCão realizado em Sorocaba, neste sábado (28) pela manhã atraiu centenas de pessoas à Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro da Cidade.

Guardas Civis Municipais de toda a Região Metropolitana estiveram presentes ao evento, fazendo apresentações com seus cães. Compareceram as GCMs de Sorocaba, Votorantim, Itu, Tatuí, Cerquilho, Birigui, Porto Feliz e Tietê.

Foram realizadas demonstrações de guarda e proteção, abordagem por faro e apresentação de ação tática, com emprego do cão na libertação de reféns. “As GCMs hoje que possuem canis têm o apoio fundamental dos cães tanto nas ações preventivas, como nas ostensivas. Nosso treinamento e trabalho é profissional com os animais, tendo sempre como objetivo o bom trato a eles e à defesa do cidadão”, diz o comandante do canil da GCM de Itu, Wederson Silva.

O comandante da GCM de Sorocaba, Marcos Mariano, ressaltou a importância do evento e da inserção dos cães no trabalho da guarda. “Hoje temos um trabalho fundamental feito pelo GCM Ponciano com o Mayke, que é um cão terapeuta. Porém, temos que ter um novo horizonte, onde a guarda de Sorocaba também possa contar com seu canil”, diz.

O secretário de Segurança e Defesa Civil, Fernando Dini, afirmou que a criação de um canil em Sorocaba está perto de se tornar realidade e que a secretaria irá trabalhar para que ele seja implantado o quanto antes. “É um de nossos objetivos em busca de dar mais estrutura e melhorias à GCM. Já temos um case de sucesso e profissionais capacitados. Estamos atrás de verba e um local para que ele seja implantado”, finaliza.

Veja também

Escolas particulares podem receber alunos a partir desta terça (8)

O retorno gradual das aulas presenciais nas escolas particulares de Sorocaba começa nesta terça-feira (8). ...

Deixe uma resposta