Home / Notícias / 1º ApresentaCão mostra a importância dos animais no auxílio à proteção e aproximação ao cidadão

1º ApresentaCão mostra a importância dos animais no auxílio à proteção e aproximação ao cidadão

Com o objetivo de auxiliar na proteção e aproximação ao cidadão, o 1º ApresentaCão realizado em Sorocaba, neste sábado (28) pela manhã atraiu centenas de pessoas à Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro da Cidade.

Guardas Civis Municipais de toda a Região Metropolitana estiveram presentes ao evento, fazendo apresentações com seus cães. Compareceram as GCMs de Sorocaba, Votorantim, Itu, Tatuí, Cerquilho, Birigui, Porto Feliz e Tietê.

Foram realizadas demonstrações de guarda e proteção, abordagem por faro e apresentação de ação tática, com emprego do cão na libertação de reféns. “As GCMs hoje que possuem canis têm o apoio fundamental dos cães tanto nas ações preventivas, como nas ostensivas. Nosso treinamento e trabalho é profissional com os animais, tendo sempre como objetivo o bom trato a eles e à defesa do cidadão”, diz o comandante do canil da GCM de Itu, Wederson Silva.

O comandante da GCM de Sorocaba, Marcos Mariano, ressaltou a importância do evento e da inserção dos cães no trabalho da guarda. “Hoje temos um trabalho fundamental feito pelo GCM Ponciano com o Mayke, que é um cão terapeuta. Porém, temos que ter um novo horizonte, onde a guarda de Sorocaba também possa contar com seu canil”, diz.

O secretário de Segurança e Defesa Civil, Fernando Dini, afirmou que a criação de um canil em Sorocaba está perto de se tornar realidade e que a secretaria irá trabalhar para que ele seja implantado o quanto antes. “É um de nossos objetivos em busca de dar mais estrutura e melhorias à GCM. Já temos um case de sucesso e profissionais capacitados. Estamos atrás de verba e um local para que ele seja implantado”, finaliza.

Veja também

Aprovado em 1ª votação, Projeto de Lei visa legalização de construções irregulares

Foi aprovado, por unanimidade, na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, Projeto de Lei ...

Deixe uma resposta